Ácido Alfa Lipóico (ALA) e suas Inúmeras Funções


Amplamente conhecido como um antioxidante potente e eficaz, o Ácido Alfa-Lipóico (ALA) demonstra uma multiplicidade de propriedades.

O Ácido Alfa-Lipóico é um ácido graxo obtido na dieta através de carnes de animais, como fígado e coração, e de certas plantas, como brócolis, tomate, espinafre, couve de Bruxelas e farelo de arroz.

No entanto, a partir dos alimentos, não ocorre um aumento significativo no nível de Ácido Alfa-Lipóico livre no corpo.

O ALA obtido pela dieta concentra-se principalmente em alguns órgãos, como fígado, rins, coração e nas mitocôndrias.

Por muitos anos, altas doses de suplementos de Ácido Alfa-Lipóico têm sido usadas em partes da Europa para tratar certos tipos de danos nos nervos.

Estudos sugerem que o ALA também pode ajudar com diabetes tipo 2 e obesidade, reduzindo sintomas como dor e formigamento nos pés e nas pernas. Também pode ajudar a proteger a retina de danos em pessoas com diabetes.

Efeitos Antioxidantes, Anti-inflamatórios e na Resistência à Insulina

Uma das principais funções do Ácido Alfa-Lipóico é ajudar a transformar glicose em energia, além de ser um potente antioxidante no combate aos radicais livres, que são resíduos de produtos criados quando o organismo transforma alimentos em energia.

O ALA pode neutralizar os radicais livres, impedindo-os de causar reações químicas nocivas que danificam as células. Os danos às células causados pelos radicais livres levam ao envelhecimento acelerado e à progressão do câncer e de doenças degenerativas, das quais o ALA pode proteger.

Estas diversas ações sugerem que o Ácido Alfa-Lipóico pode ser eficaz no tratamento de doenças associadas ao estresse oxidativo.

Sua propriedade anti-inflamatória na pele pode explicar alguns dos efeitos positivos do ALA sobre o envelhecimento da pele.

Além disso, o Ácido Alfa-Lipóico parece inibir a gliconeogênese hepática (formação de glicose no fígado), interferindo na oxidação de ácidos graxos e aumentando a utilização periférica de glicose através da ativação da piruvato desidrogenase, resultando em aumento da oxidação de glicose.

Estas propriedades tornam o Ácido Alfa-Lipóico um agente terapêutico potencial para o tratamento da resistência à insulina, obesidade e diabetes.

Considerando o papel do estresse oxidativo na patogênese de complicações secundárias em diabetes, o ALA pode ser benéfico na prevenção e tratamento dessas complicações, como mostrado recentemente para a neuropatia diabética.

Pesquisadores da Universidade Agrícola da China e do Centro Nacional Chinês do Genoma Humano publicaram na revista International Journal of Molecular Sciences um artigo sobre os efeitos do Ácido Alfa-Lipóico na função imunológica, sistema de defesa antioxidante e expressão de genes relacionados à inflamação em frangos jovens alimentados com dietas contaminadas por aflatoxina.

De acordo com os cientistas, o ALA alivia o estresse oxidativo e as alterações imunológicas induzidas, além de modular a resposta inflamatória, alterando a expressão de citocinas pró-inflamatórias do baço, como a interleucina 6 (IL-6) e o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α).

Todos esses resultados suportam os efeitos anti-inflamatórios do ALA, que podem ser devido ao seu efeito como potente antioxidante.

Outra propriedade do Ácido Alfa-Lipóico é atuar como um poderoso anti-inflamatório, afetando o fator de transcrição nuclear KAPPA-B (NFK-B), que é ativado pelo estresse oxidativo na célula e entra no núcleo onde proteínas pró-inflamatórias são codificadas.

Resultado de imagem para estresse oxidativo

Além disso, o Ácido Alfa-Lipóico parece inibir a gliconeogênese hepática ( formação de glicose a partir do fígado) , interferindo com a oxidação de ácidos graxos, bem como aumentando a utilização periférica de glicose através da ativação da piruvato desidrogenase, resultando em aumento da oxidação de glicose.

Estas diferentes propriedades tornam o Ácido Alfa-Lipóico  um agente terapêutico potencialmente atrativo para o tratamento da resistência à insulina, obesidade e  diabetes 

Além disso, tendo em conta o papel potencial do estresse oxidativo na patogênese de complicações secundárias em diabetes, o Ácido Alfa-Lipóico pode ser benéfico na prevenção/tratamento destas complicações como foi recentemente mostrado para a neuropatia diabética.

Pesquisadores da Universidade Agrícola da China e do Centro Nacional Chinês do Genoma Humano, publicaram na Revista Científica International Journal of Molecular Sciences um artigo sobre os efeitos do Ácido Lipóico na função imunológica, sistema de defesa antioxidante e expressão de genes relacionados à inflamação, em frangos jovens alimentados com dietas contaminadas por aflatoxina.

De acordo com a conclusão dos cientistas, os resultados sugerem que o Ácido Alfa-Lipóico alivia o estresse oxidativo e as alterações imunológicas induzidas e modula a resposta inflamatória, através da alteração na expressão de citocinas pró-inflamatórias do baço, como a interleucina 6 (IL-6) e fator de necrose tumoral alfa (TNF- α).

Todos estes resultados suportam os efeitos anti-inflamatórios do ALA, os quais podem ser devido ao seu efeito como potente antioxidante

Outra propriedade do Ácido Lipóico é agir como um poderoso anti-inflamatório. Ele tem efeito sobre sobre o fator de transcrição nuclear – fator KAPPA-B (NFK-B).  O NFK-B é ativado pelo estresse oxidativo na célula que, então, entra no núcleo onde proteínas pró-inflamatórias são codificadas.

Resultado de imagem para estresse oxidativo


Efeito Antiglicante ( anti glicose):

O Ácido Alfa-Lipóico  pode impedir a glicação de proteínas, o que é importante porque a glicação leva a mais problemas com o metabolismo e inflamação.

Glicação se refere a um endurecimento de proteína e um dos resultados é a hemoglobina glicada, condição onde as moléculas de glicose ou açúcar ligam-se com a hemoglobina (que transporta oxigênio no sangue) formando a hemoglobina glicada, reduzindo assim a sua capacidade de transporte de oxigênio.

O Ácido Alfa-Lipóico  previne a formação de glicação avançada de produtos finais, um processo degenerativo que ocorre quando o excesso de glicose liga às proteínas e outras moléculas, levando-os a tornar-se oxidado e incapaz de realizar suas funções normais, de acordo com Kedar N. Prasad, Ph.D., autor do livro “Micronutrientes na saúde e na doença.

” Prasad recomenda doses de 600 mg duas vezes por dia ou até 1,8 g, uma vez por dia.


Acido Alfa Lipóico na Doença de Parkinson:

O Ácido Alfa-Lipóico  pode atravessar a barreira hemato-encefálica, uma parede de minúsculos vasos e células estruturais, e passar facilmente para o cérebro, protegendo assim o tecido nervoso, prevenindo danos causados pelos radicais livres.

Pacientes com doença de Parkinson – uma doença degenerativa do cérebro – podem se beneficiar da suplementação com Ácido Alfa-Lipóico, de acordo com um estudo publicado na edição de fevereiro de 2011 no “International Journal of Neuroscience“.

O suplemento pode reduzir o stress oxidativo nos nervos na substantia nigra, a área do cérebro que produz o neurotransmissor dopamina, que é deficiente na doença de Parkinson.

Uma vantagem do Ácido Alfa-Lipóico sobre outros antioxidantes é a sua solubilidade em água e gordura, tornando-se capaz de penetrar a barreira hematoencefálica de modo que pode exercer os seus benefícios no cérebro.

Lembremos que o Ácido Lipóico, ativador da piruvato-desidrogenase, é uma das substâncias que abre as portas das mitocôndrias para encaminhar o piruvato citoplasmático para a fosforilação oxidativa. O aumento de produção de ATP melhora a função dos neurônios.


O ácido Alfa Lipóico, Doença de Alzheimer e outras demências:

 O ALA tem demonstrado possuir uma variedade de propriedades que podem interferir com os princípios patogênicos da doença de Alzheimer.

Por exemplo, o ALA aumenta a produção de acetilcolina (ACh) por ativação de colina acetiltransferase e aumenta a captação de glicose, fornecendo assim mais acetil-CoA para a produção de ACh.

O ALA é capaz de quelar ( eliminar)  metais de transição redox-ativos, inibindo assim a formação de radicais hidroxila e também sequestra as espécies reativas de oxigênio, aumentando assim os níveis de GLUTATIONA  reduzida.

Além disso, o ALA regula a expressão de proteínas pró-inflamatórias sensíveis ao redox, incluindo TNF-α e óxido nítrico sintase induzível.


Ácido alfa Lipóico inibe a proliferação celular de células de tumor in vitro e in vivo:

As células cancerosas convertem a glicose preferencialmente a lactato, mesmo na presença de oxigênio (o denominado “efeito Warburg” e mesmo quando o oxigênio é abundante, as células cancerígenas continuam a usar glicólise anaeróbia para produzir energia).

Novos conceitos no tratamento do câncer visam a inibição da glicólise anaeróbica. O piruvato é oxidado a acetil-CoA e CO2 por um complexo enzimático (3 enzimas) denominado complexo piruvato desidrogenase, ficando indisponível para formação de lactato.

Portanto, o objetivo de um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Medicina Nuclear da Technische Universitaet Muenchen, em Munique, na Alemanha foi avaliar os compostos que poderiam ativar as enzimas do complexo piruvato desidrogenase em células cancerígenas. Foram investigados os efeitos do (R) – (+) –Ácido Alfa-Lipóico  (ALA) e dicloroacetato (DCA), possíveis ativadores da enzima piruvato desidrogenase, na supressão da glicólise aeróbica e indução da morte celular.

Os dados obtidos sugerem que o Ácido Lipóico  pode reduzir (1) a proliferação das células tumorais, (2) a recaptação de [18F]-FDG e (3) a produção de lactato e aumento da apoptose em todas as linhagens celulares investigadas. Em contraste, a DCA foi quase ineficaz.

O tratamento diário com Ácido Alfa-Lipóico  retardou a progressão do tumor. Portanto, de acordo com os autores do estudo, o ácido α-lipóico parece ser um composto promissor para o tratamento de diferentes tipos de câncer DE  FORMA ADJUVANTE


Suplemento de ácido alfa-lipóico (ALA) no tratamento da obesidade: revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos

Estudos anteriores têm apoiado os papéis positivos de suplementos antioxidantes na perda de peso.

Um destes suplementos antioxidantes é o Ácido Alfa-Lipóico (ALA).

Consequentemente, o objetivo de um estudo desenvolvido por pesquisadores iranianos da Tehran University of Medical Sciences e da Isfahan University of Medical Sciences, foi realizar uma meta-análise sobre os efeitos de um suplemento de ALA nos índices antropométricos entre indivíduos adultos.

A revisão sistemática foi realizada nos cinco bancos de dados eletrônicos (PubMed/Medline, Scopus, Web of Science, Cochrane Library e Google Scholar) até setembro de 2016. Foram incluídos nesta revisão os ensaios clínicos controlados por placebo. A diferença da média ponderada foi determinada usando um modelo de efeitos aleatórios pré-estabelecido.

Os resultados obtidos com os 12 ensaios incluídos na revisão indicaram que o suplemento de ALA reduziu o peso corporal e o IMC (Índice de Massa Corporal) significativamente, comparado ao grupo placebo.

No entanto, o seu efeito sobre a circunferência da cintura (CC) não foi significativo. A estratificação por estado de saúde indicou que oÁcido Alfa-Lipóico  diminuiu o valor da CC em indivíduos não saudáveis mais do que indivíduos saudáveis.

Nesta revisão sistemática, quatro estudos relataram efeitos positivos do ALA sobre a perda de peso.


Acido  alfa lipóico como protetor hepático ( fígado)

A dapsona induziu dano hepático, com aumento do Aspartato aminotransferase ( TGP) e da Fosfatase alcalina, assim como o estresse oxidativo, mediante o aumento de peroxidação lipídica e diminuição dos níveis de GLUTATIONA e de antioxidante total.

O pós-tratamento com o antioxidante Ácido Lipóico foi capaz de diminuir os níveis do Aspartato aminotransferase e da Fosfatase alcalina, reverter a peroxidação lipídica e elevar os níveis de GLUTATIONA e antioxidantes totais. Além disso, o ALA também  inibiu o acúmulo de ferro hepático, induzida pela dapsona em camundongos.

Dessa forma o Ácido alfa lipóico pode apresentar um potencial terapêutico na prevenção do dano hepático que podem ser ocasionados em pacientes com hanseníase, durante o tratamento com dapsona. Isso pode contribuir como alternativa  de tratamento para prevenção de danos hepáticos ocasionados por fármacos oxidativos, como a dapsona.

Estudos recentes demonstram que o Ácido Alfa-Lipóico  é capaz de prevenir ou tratar a hepatite tóxica causada por medicamentos antituberculose, pois estas drogas alteram a morfofisiologia do fígado e os marcadores hepáticos (SAAD et al., 2010).

O Ácido Alfa-Lipóico também comprovou a eficácia em reduzir a hepatotoxicidade produzida através de antineoplásico, no tratamento de carcinoma, já que este medicamento provoca estresse nas mitocôndrias do tecido hepático (TABASSUM et al., 2010)


O efeito do ácido alfa-lipóico em mediadores inflamatórios: uma revisão sistemática e meta-análise em ensaios clínicos randomizados

Nesta meta-análise foi conduzida uma revisão sistemática e meta-análise em ensaios clínicos randomizados para indicar os efeitos do Ácido Alfa-Lipóico na concentração de mediadores inflamatórios séricos, como fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), proteína c-reativa (PCR) e interleucina-6 (IL-6).

Nossos resultados indicaram possível efeito decrescente do Ácido Alfa-Lipóico sobre mediadores inflamatórios, especialmente em altas doses. São necessários mais ensaios clínicos randomizados (ECR) com duração de intervenção diferente e em mulheres e homens separadamente.


Quanto de  ácido alfa-lipóico você deve tomar?

Estudos usaram entre 600-1,800 miligramas diariamente para diabetes e neuropatia; Uma revisão concluiu que a evidência é convincente para o uso de 600 miligramas por dia durante três semanas sobre os sintomas da neuropatia diabética .

Alguns estudos utilizaram ácido alfa-lipóico intravenoso em vez de suplementos orais.

Na  clínica Franco do Amaral usamos na forma intra venosa com bons resultados.


Acido lipóico e perda de peso em pessoas com sobrepeso e sem diabetes.

Um estudo  randomizado,duplo-cego, controlado por placebo, onde foi dado  ácido alfa lipóico na dose de 600mg pela via oral  para pacientes com sobrepeso e sem outras doenças, fez com que muitos  emagrecessem.

A pesquisa, publicada no Journal of Nutrition  durou 24 semanas, foi feita em  31 pessoas, com um grupo de controle de tamanho semelhante recebendo um placebo.

“Os dados mostraram claramente uma perda de peso corporal e gordura corporal em pessoas que tomam suplementos de ácido lipóico”, disse Balz Frei, diretor emérito do Instituto Linus Pauling da OSU e um dos cientistas do estudo

“Ao final do estudo, alguns marcadores de inflamação diminuíram”, disse Hagen.

“As descobertas também sugerem que a suplementação de ácido lipóico fornece uma redução leve no estresse oxidativo.

“Não é uma panacéia , mas nossos resultados mostram que os suplementos de ácido lipóico podem ser benéficos.”

Ao contrário do que era esperado pelos pesquisadores, a diminuição dos níveis de triglicerídeos – um tipo de gordura, ou lipídio, encontrada no sangue – não foi observada em todos os participantes que tomavam ácido lipóico.

Referência: A Randomized Controlled Trial of Long-Term (R)-α-Lipoic Acid Supplementation Promotes Weight Loss in Overweight or Obese Adults without Altering Baseline Elevated Plasma Triglyceride Concentrations


Quando tomado por via oral : é POSSÍVEL SEGURO para a maioria dos adultos quando tomado por até 4 anos. Pessoas que tomam ácido alfa-lipóico por via oral podem apresentar erupção cutânea.

Quando aplicado à pele :  é POSSÍVEL SEGURO para a maioria dos adultos quando usado como creme por até 12 semanas.

Quando administrado por via intravenosa : é POSSÍVEL SEGURO para a maioria dos adultos quando usado por via intravenosa (por via intravenosa) por até 3 semanas.


Precauções e avisos especiais:

Gravidez : Quando tomado por via oral, durante a gravidez é POSSÍVEL SEGURO . As mulheres grávidas tomaram com segurança até 600 mg por dia, durante até 4 semanas. O ácido alfa-lipóico foi iniciado desde a 10a semana de gravidez e continuou até a 37a semana de gravidez.

Amamentação : Não há informações confiáveis ​​suficientes para saber se o ALA é seguro para uso durante a amamentação. Fique do lado seguro e evite o uso.

Crianças : Quando tomado por via oral, estre su0 em grandes quantidades é POSSÍVELMENTE SEGURO em crianças. Foram relatadas convulsões, vômitos e inconsciência em uma menina de 14 meses e um menino de 20 meses que consumiram até 2400 mg de ácido alfa-lipóico em uma dose única.

Diabetes: O ácido alfa-lipóico pode diminuir os níveis de açúcar no sangue. Os medicamentos para diabetes podem precisar ser ajustados pelo seu médico.

Cirurgia : este suplemento pode diminuir os níveis de açúcar no sangue. Em teoria, o ácido alfa-lipóico pode interferir no controle do açúcar no sangue durante e após a cirurgia. Pare de tomar ácido alfa-lipóico 2 semanas antes dos procedimentos cirúrgicos eletivos.

Uso excessivo de deficiência de álcool / tiamina : O álcool pode diminuir a quantidade de tiamina (vitamina B1) no organismo. Tomar ácido alfa-lipóico quando houver falta de tiamina pode causar sérios problemas de saúde. Se você bebe muito álcool e também tomar este suplemento deve tomar um suplemento de tiamina.


Caso deseje usar a forma endovenosa (reposição pela veia diluído em soro fisiológico) , envie em email para  [email protected]

Acesse para mais informações: http://clinicafrancodoamaral.com.br/infusao-de-medicamentos/  


Referências

Effects of Lipoic Acid on Immune Function, the Antioxidant Defense System, and Inflammation-Related Genes Expression of Broiler Chickens Fed Aflatoxin Contaminated Diets.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4013587/

Efeito do tratamento combinado com ácido alfa-lipóico e acetil-L-carnitina na função vascular e pressão arterial em pacientes com doença arterial coronariana.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2734271/

Lipoic acid as a novel treatment for Alzheimer’s disease and related dementias.

http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca/pdfs/Doencas/do-0041.pdf

Lipoic acid as an anti-inflammatory and neuroprotective treatment for Alzheimer’s disease.

http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca/pdfs/Doencas/do-0041.pdf

http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca/pdfs/Doencas/do-0698.pdf

http://www.fabioveras.com/index.php

https://sites.google.com/site/welsonlemos/

http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca/pdfs/Doencas/do-0318.pdf

Lipoic acid inhibits cell proliferation of tumor cells in vitro and in vivo

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3542233/

Alpha-lipoic acid supplement in obesity treatment: A systematic review and meta-analysis of clinical trials

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0261561417302121

JONI TETSUO SAKAI EFEITO PROTETOR DO ÁCIDO ALFA LIPÓICO SOBRE A LESÃO
HEPÁTICA, INDUZIDA POR DAPSONA EM MODELO ANIMAL

The Effect of Alpha-Lipoic Acid on Inflammatory Mediators: A Systematic Review and Meta-Analysis on Randomized Clinical Trials Fahimeh Haghighatdoost 1, Mitra Hariri 2

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

192 respostas

  1. Como sempre, nos agraciando, disponibilizando acesso a informações como essas!Muito Obrigada mais uma vez DR° sou sua fã!Estou aprendendo e estudando muito mais depois que te conheci virtualmente rsrs! adorando os artigos do seu blog!

  2. Dr Amaral. tenho a seguinte pergunta a maioria recomenda doses entre 600 mg ou 1.800 mg para aumento da sensibilidade insulínica alguns dizem entre 4 ou 5 semanas de uso continuo. Mas, teria uma quantidade ideal para suplementar em níveis seguros assim como já existe no Omega 3 e demais suplementos.

  3. DIZEM QUE ESSA VITAMINA ALFA LIPOICO ELIMINA O VIRUS DO HIV ? JA QUE ESSE VIRUS EXISTE MAIS É APENAS PASSAGEIRO NO ORGANISMO DE QUEM CONTRAI E QUE A AIDS É UMA FARÇA DISCARADA.

  4. NA EUROPA E NOS ESTADOS UNIDOS OS INFECTOLOGISTA DESISTENTES DA IDEIA DE QUE HIV CAUSA AIDS RECEITAM AOS SEUS PACIENTES COM O HIV ESSA VITAMINA (ALA) SUBSTITUINDO OS CHAMADOS VENENO PRA RATOS OS ARV. Observei que o Sr.não é infecto mais tudo bem. Obrigado por responder ao comentário anterior, cada um de nos ACREDITAMOS no que é mais lógico e evidente. A internet tai, diferente de outras midias como a televisão não censura o que precisamos saber de verdade. Valeu Dr.

  5. Dr., qual a dose ideal para máximo desempenho em treino de hipertrofia? Qual seria a dose de L-carnitina em combinação com o ALA para este mesmo fim?

      1. O thioctacid pode atrapalhar no exame de sangue de curva glicêmica? Eu avisei no laboratório que tomava, mas eles nem deram bola… E não tô confiando no resultado. Isso em 2 laboratórios.

          1. Dr. Roberto qual melhor fórmula para manipular 600mg de ALA e qual melhor horário para tomar 3x ao dia.

  6. Dr., quais os benefícios de se utilizar ALA e L-carnitina em conjunto para quem deseja um alto grau de hipertrofia, sem utilização de hormônios?

  7. Dr. Roberto Amaral, devemos tomar o Ácido Lipólico na dose de 600 mg, segundo o sr., está de bom tamanho a dose(300 mg. + 300 mg.). Quando tomar, nas refeições, antes destas e se ele ataca o estômago, deixando mais Ácido ou Básico…. Obrigado

  8. Dr. Roberto Amaral vi em um site que se utilizar o ALA melhora as dores nos nervos como por exemplo o nervo ciático é verdade? e se a resposta for sim, com quanto tempo vejo a diferença e qual dose diária… desde já agradeço a resposta

      1. Doutor, boa tarde. O senhor sabe onde posso conseguir o ácido alfa-lipóico injetável, para uso intravenoso? O Dr. Burt Berkson tem obtido considerável sucesso combinando-o com naltrexona em baixas doses no tratamento do câncer pancreático, e necessito dele para essa finalidade.

        Obrigado pela atenção.

          1. Boa tarde Dr.

            Uma amiga minha conseguiu a receita do alfa lipoico endovenoso, diluido em soro. Ela deve levar a receita em algum hospital? Ou ela mesma pode realizar o procedimento em casa?

            Obrigado

  9. Olá, Dr! Parabéns pelos esclarecimentos!
    Quero tomar o ALA tanto para o benefício dos efeitos antioxidantes quanto para melhorar meu funcionamento hepático (tenho esteatose). Qual seria a melhor dosagem?
    Em segundo lugar, também gostaria que meu pai, já com 83 anos tomasse também. Qual dose para essa faixa etária?

      1. Caro Sr.Dr.Roberto.
        Primeiramente quero enaltecer seu trabalho em se comunicar com a populacao.
        Meu problema ‘e que desde o mes de outubro de 2014 tenho forte crises de queimacao e formigamento nas solas dos pes( 2 pes) .Iniciou devagar e foi se intensificando. Estou me medicando com uma pomada Capsaicina e agora iniciei a tomar capsulas de Acido Alfa Lipoico de 300mg. Pergunto, estou no caminho certo e por quanto tempo terei que tomar estas capsulas. As crises de formigamento e queimacao por vezes sao bastante intensas.Muito Grato pelo vosso retorno.

  10. Bom dia Dr Roberto.

    Para quem não está fazendo tratamento algum, a dose de manutenção poderia ser 200 ou 250 mg? Minha alimentação já é bem controlada, sou vegetariano, ingiro pouco carboidratos.

    Obrigado
    Abraços e parabéns pelas informações

  11. Dr. Roberto boa noite. Parabéns por esse espaço. Minha esposa tem hepatite autoimune sendo q ela faz uso de corticoide. Gostaria de saber se o ALA ajuda na cicatrização e/ou melhora da função hepática ?

  12. Sou portador de diabetes tipo2 .
    Estava ficando neurótico . Utilizo Victoza, Humalog,LANTUS não conseguia baixar minha glicose a níveis satisfatórios.
    Por orientação de minha “Personal” (leitora de seu blog ) PASSEI a fazer uso do ALA (400mg.)/dia.
    Os resultados foram maravilhosos. Diminui a dosagem em 50% da humalog , estou acompanhando há 15 dias e venho obtendo glicemia abaixo de 100 na media matinal.
    Com uma dieta de redução de carbohidratos , consegui passa de 93 kgs. para 87 kgs.no mesmo período.
    Muito Obrigado . Deus o abençoe.

  13. Olá bom dia
    Procurei esse suplemento na maioria das farmácias de manipulação, sendo que a maioria não faz e as que fazem somente com prescrição médica. Como adquirir e como tomar de forma segura ?

    Grato

  14. Doutor, jovens estão utilizando o Ácido Alpha Lipóico, no pré consumo de drogas como Ketamina, Ecstasy, LSD, entre outros, com o intuito de se manter manter bem durante e após o efeito, diminuindo os riscos que essas substancias podem acarretar durante seu uso, isso realmente é verdade?

    1. Nunca ouvi falar dessa relação mas não acho que não seja verdade, pois tais drogas alteram neurotransmissores como Gaba, dopamina e serotonina. O lipoico até o ponto que eu sei, não tem tanta ação sobre eles.

  15. Dr.
    Tenho Polineuropatia periférica sensitiva axonal há 16 anos. O único sintoma que tinha era dormencia nos pés e mãos mas sempre evoluindo o grau de dormência. Muito lentamente mas evoluindo.Os médicos diziam ser idiopática. Essa dormência não me incomodava muito. Fazia o eletro miograma todo ano e dava sempre o mesmo resultado.Tenho a coluna vertebral bem danificada, na cervical, toráxica e lombar. Há 1 no comecei a notar um certo desiquilibrio ao andar, e a dormencia intesificou consideravelmente, pernas e mãos.A sensação de anestesia das mãos é insuportavel. Fiz este mês outro exame de eletro miograma.Resultado: Não evoluiu para motor e continua dando uma moderada polineuropatia.A coluna vertebral doi toda, estou ficando torta. O neurologista continua afirmando que não é da coluna.
    Dr. porque tanta dormência?
    existe algum remedio alopático ou na medicina ortomolecular alguma coisa que me melhorasse essa dormencia e me desse mais estabilidade para andar?
    Ficaria imensamente grata.

  16. Dr., tenho síndrome metabólica e hipotireoidismo. Faço uso de Syntroid. A taxa de triglicérides está muito alta e a resistência à insulina, também. É recomendável o uso de ALA?

  17. A combinação dele com L-Tyrosine é eficiente para perda de peso e aumentar a dopamina? Melhor horário para ingerir seria antes do treino?

  18. Olá, boa noite adorei seu Blog. Estou pesquisando sobre o ALA ÁCIDO ALFA LIPÓICO,para o meu pai que tem cirrose , e vi que o medicamento é muito bom , mas infelizmente ele também te problema na tireoide , e faz uso do PURAN T4 75 mg. E li que tem que ter precaução quando a pessoa tem problema na tireoide . Gostaria de saber qual a sua opinião doutor, quanto ao uso desse suplemento para o meu pai , pelo que li eu achei esse suplemento um verdadeiro milagre e me interessou muito , pois ele está desanimado , com inchaços no abdômen e pernas , ele tb é diabético, e tb li que é muito bom , . Aguardo sua resposta, pois estou muito ansiosa com com esses problemas de saúde do meu pai e ao mesmo tempo esperançosa ,quanto ao uso do ALA.
    Obrigada ,
    Vânia!

  19. Dr. Muito obrigada por nos passar um pouco de seu conhecimento!! O senhor, a respeito desse assunto, sabe dizer se gestante pode usar esse ácido? Não vejo assuntos relacionados de vários tipos se gestantes podem ou não com diversas coisas que fazem tão bem a saúde como melatonina, esse ácido Ala, enfim obrigada por tudo!! Abraços

  20. Dr. Roberto, o medicamento Thioctacid ( ácido tióctico (ácido alfa-lipoico)600mg), lista como interação medicamentosa o uso de suplementos de ferro, magnésio e derivados do leite pela presença do cálcio. Lendo, vi que o Sr. sugere a tomada dividida no horário das refeições, enquanto na bula deste medicamento a sugestão é de tomada única em jejum, 30 minutos antes do café da manhã, que é o tempo médio da biodisponibilidade do ALA, para melhor absorção.

    O Sr. poderia me esclarecer o porque da interação com o Cálcio ser prejudicial. E segundo o Sr. qual seria a melhor forma de tomar o ALA, visando a diminuição da hiperglicemia e aumento da absorção de creatina, visto que o ALA mimetiza o efeito da insulina. Obrigado pelo seu artigo e por compartilhar seu conhecimento.

  21. Ótimo blog ,objetivo é não cansativo ,adorei essa matéria .
    Dr , iniciei um tratamento de LDN no meu filho 3 anos o sr acha que o ácido alfa lipoico pode ajudar a atravessar a a barreira hematoencefálica e trazer realmente a diminuição de tumor cerebral ?

  22. Ótimo blog Dr !! Estou fazendo uso do ALA injetável a duas semanas, e percebi inchaços e formigamentos insuportáveis nos dois braços, pesquisei algumas informações e não me senti segura quanto as resposta. Isso é normal ou devo parar com o tratamento?

  23. Dr. Roberto, grata por suas excelentes informações, estou a três anos em tratamento de câncer de mama e meu médico ortomolecular me passou AlA de 600mg e depois de ler suas informações vi porque nunca mais tive outros problemas de saúde… Muito grata…

  24. Olá doutor, obrigada por disponibilizar todas estas informações no seu site. O ALA interfere de alguma forma negativa em quem faz uso continuo de hormônio sintético para tireóide? Irei comprar ALA pra mim e gostaria que minha mãe pudesse fazer uso também mas fico receosa em oferecer pois ela toma PURAN T4 todos os dias.

  25. Dr. Roberto eu comprei. Fo-ti 1,220 e alpha lipoic acid 300
    Posso tomar juntos? 1 de cada. Qual melhor horário.? Antes ou depois de alguns refeição?

  26. Dr, li em alguns lugares que o ALA é um potente quelado de mercúrio. Sendo assim, o Sr vê algum problema em quem tem restaurações de amálgamas tomar?

  27. Soube que o Ácido Alpa Lipoico endovenoso é perigoso, pois ele é um quelante de mercúrio, e como o ALA entra na barreira hematoliquórica o mercúrio que foi pra corrente sanguínea agora causa problemas a nível cerebral, isso é verdade?

    Obrigado.

  28. Boa noite. Parabéns pelo seu canal informativo. As pessoas devem cuidar dos seus habitos alimentares como forma de prevenção. Elas procuram se cuidar depois que ficam doentes. A prevenção é o melhor remédio para não se perder a saúde.

  29. Dr, existe alguma diferença entre o Acido Alfa Lipoico e o Acido R Alfa Lipoico quando se compara ao efeito colateral no estômago? É correto dizer que um destes é mais tolerado?

  30. Boa tarde Dr. Tenho uma doença autoimmune do fígado Colangite esclorossante
    Sei que pessoas à com doenças de fígado à espera de transplante tratados com Alfa Lipoico injetável melhoraram muito comDr. Berkson
    Em Portugal à algum médico que faça esse tipo de tratamento
    Obrigada

  31. Olá, gostaria de fazer uso do Ala, meu colesterol é alto, tenho Angina e problemas de gordura no fígado.
    Observei pekavinternet que existem inúmeros fabricantes. Qual a marca do ALA mais confiável?
    Obrigado.

  32. Boa tarde! O pediatra da minha filha fikha de 10 anos prescreveu 100mg de ALA a noite? Há estudos sobre o efeito em crianças? Existem efeito colaterais?

  33. Tenho polineuropatia vi na internet que o medicamento neurogeen é o melhor remédio para essa patologia tbm li que o genérico dele encontrado no Brasil é o ALA em gotas posso tomar ele em capsulas .

    Obrg

  34. Boa noite tenho polineuropatia a cerca de um ano diagnosticada como axonal provavelmente allcolica soube que melhor remédio para essa patologia chama_se Neuroveem que é de difícil aquisição gostaria de saber se o ALA tem a mesma composiçãoe e se devo tomar
    Boa noite
    Obrigado

  35. Boa tarde! Dr. Roberto sou curioso e pesquisador de substâncias que ajudam na melhoria das condições de saúde e jovialidade.
    Parabéns pelo trabalho;

    Fernando Britto

  36. Olá Dr boa noite
    Estou tomando o Thioctacid 600 a quase um mês e já noto melhora quanto a dormência, queimação e formigamento nas pernas,tenho polineuropatia alcoólica mais em relação as dores aumentaram principalmente na panturrilha e coxas
    Isto é normal ?
    Obrigado

  37. Dr., boa tarde! Sou diabética tipo 1, tenho tireoidite de Hashimoto tipo TH1, ovários policísticos e resistência insulínica.

    Os médicos a quem fui me orientam bem superficialmente, me passam informações erradas (como por exemplo, não preciso retirar glúten por conta da tireoidite) e não prescrevem exames completos.

    Desde 2015 faço uso de levotiroxina sódica e meus sintomas vêm piorando: muita sonolência, cansaço, indisposição, tonturas, grave queda de cabelo (perdi mais de 50%), oleosidade excessiva, desânimo, memória falha…
    Um médico disse que era tudo estresse, fiquei desapontada. Estou pesquisando por conta própria sobre meus problemas de saúde.

    Pelo que entendi, preciso retirar da minha alimentação glúten, açúcar, trigo, óleos vegetais, soja, cafeína e transgênicos (é o que tenho lido e visto de outros com tireoidite). Está sendo muito deprimente passar por uma mudança assim.

    Minha pergunta:

    “Supplements of quercetin, alpha lipoic acid, P.A.B.A. and melatonin should be used with caution, as these have the potential to suppress thyroid activity.”
    http://www.drdebe.com/articles/reviving-your-thyroid

    Tenho resistência insulínica também, então seria mais contraproducente fazer uso do ácido R-dihidrolipoico, não é?

    Estou muito perdida…

  38. Dr, boa noite! Tenho tireoidite de Hashimoto, posso fazer o uso do ALA com o LDN? Faço o uso do Glifage 1g e do Naturethroid de 16,25mg. Será que tem algum médico em Ribeirão Preto que me acompanharia nesse tratamento?

  39. Parabéns doutor pela sua presteza e carinho com pessoas que nem conhece . O mundo seria muito melhor com pessoas com a sua cx aos cidade e preocupação para com os seres humanos. Muita PAZ SAUDE e tudo de maravilhoso na sua vida.

  40. Dr. Roberto Franco, é sabido que indivíduos com baixa insulina tem dificuldade de ganhar peso, mesmo que esses não tenham diabetes. E que a administração de insulina por período curto e determinado pode auxiliar no ganho de peso. Agora pergunto; sendo o ALA um potencializador dos efeitos dá insulina, como citado pelo artigo o ALA também pode auxiliar no ganho de peso?

    1. P.S
      Eu entendo que a pergunta foi na contramão de tudo que foi conversado até aqui, mas analisando os efeitos, principalmente no que se refere a melhor utilização dá glicose pelo corpo, evitando assim a queima das reservas de gordura como energia. Acredito que a pergunta é pertinente. Muito obrigado

      1. OK. Muito obrigado. Parabéns pelo artigo, o mais completo que vi até agora, e muito bem escrito. Parabéns pelo trabalho

  41. No hepatocarcinoma relacionado a NASH o uso do ALA pode trazer benefícios ? O uso concomitante com outros antioxidantes como vit E vit C e resveratrol pode ser realizado ? Obrigado.

  42. Dr. Roberto o Dr Lair Ribeiro diz que não pode faltar depois de uma certa idade a Co Q10 a ALA e Acetil-L Carnitina, sendo que eu estou com 43 anos poderia eu me suplementar com esses tres componentes juntos? Estou tendo cançaso e falta de disposição. Belo trabalho do Sr. Grande abraço.

    1. Acho suplementos maravilhosos, estou de acordo com o Dr Lair, faço uso da forma injetável ainda mais pq tenho tendencia a hipetrigliciridemia e resistência a insulina. Porém, não posso fazer prescrição on line de forma individual ainda mais pq nao tenho exames e não conheço seu histórico

  43. Dr Roberto..o sr sabe se a ALA ajudaria na ELA(esclerose lateral amiotrofica)?vi no seu post acima q existe um estudo em relacao a esclerose multipla,mas nao em ELA.Caso positivo,o sr pode passar a pesquisa ou o estudo onde se encontrou uma correlacao positiva?

  44. Dr, existe alguma diferença entre o Acido Alfa Lipoico e o Acido R Alfa Lipoico quando se compara ao efeito colateral no estômago? É correto dizer que um destes é mais tolerado? QUAL O MAIS BENEFICO NO CANCER?

  45. existe alguma diferença entre o Acido Alfa Lipoico e o Acido R Alfa Lipoico? QUAL O MAIS BENEFICO NO CANCER DR.?

  46. Boa tarde,
    Gostaria que me informasse sobre um profissional da medicina ortomolecular que pudesse me acompanhar em Fortaleza.

  47. Dr. tenho neuropatia periférica á mais ou menos 60 dias. No início foi horrível a sensação dos pés adormecidos. Meu médico Dr Antonio Ricardo, da minha cidade Bragança Paulista, me receitou acido tióctico e Insit. Tomei 55 drágeas, de cada um, até hoje, e já senti melhora de 70%. graças a Deus.
    Maravilhoso seu site e muito esclarecedor. Parabéns e obrigado.

  48. Dr. Gostaria de saber se de fato, há algum perigo ou contra indicação do uso do acido alfa lipoico p quem tem hipotireoidismo. Estou usando e por enquanto tenho me sentido muito bem.

  49. Prezado Doutor Roberto,
    O Ácido Alfa Lipoico deve ser tomado antes, durante ou após as refeições?
    Agradeço antecipadamente sua resposta.

  50. A bula do Thictacid HR (Alfa lipoico) sugere para não tomar junto com Magnésio mas não informa o motivo. O Sr. tem alguma explicação ou sugestão?

  51. Dr Roberto,
    Parabéns pela forma simples e didática!
    Entretanto, falta menção dos benefícios do Ácido Alfa Lipólico no tratamento da Disautonomia Neurológica.

  52. Boa tarde Dr. Roberto Franco do Amaral Neto, como estás? Se possível, e desde já agradeço, gostaria de saber: Tenho Hashimoto, e atual Hipotireoidismo, administro levotiroxina de 75, e desde que vi relatos sobre LDN e ALA, dia 13/08/2020 passei a tomar LDN de 1,5 mg e ALA de 300 1x ao dia. Porém, vi uma ressalva em relaçao à ingesta de levotiroxina concomitante com ALA, por risco de lavar ao hiportireoidismo, isso é verídico, se sim, como devo proceder, baixar o ALA ou nao usa-lo (devo informa-lo que eu ja estava muito mal de todo o meus sistema digestório, inclusive intestinal). Agradeço imesamente em caso de resposta.

  53. Boa noite. Tenho tireoitite de Hashimoto, poliartrite,artrose e fibromialgia. Como poderia adquirir as cápsulas, pois nas farmácias de manipulação exigem receita? Obrigada.

  54. Obrigada pelas informações. Tenho tireoite de Hashimoto, artrite, artrose ,psoríase e fibromialgia. Tenho 54 anos. Como faço para adquirir este medicamento, dosagem? Pois para manipular exigem receita médica.

  55. Estava muito melhor das dores neuropáticas e da montanha russa da glicemia, mas infelizmente tive muita dor no estômago. Mesmo com as cápsulas gastrorresistentes, mesmo ingerindo com estômago cheio, mesmo baixando pra dose de 200mg ao dia… Achei que tinha encontrado finalmente a cura perfeita mas não deu certo pra mim 🙁

  56. Dr. Fiquei muito interessado depois que observei os relatos acima, o ALA tem benefícios que possa dar sumiço de vez em pessoas que tem pisoriase!!

  57. Boa tarde Dr

    Se possível, me informar, se quem tem cirrose, pode fazer uso deste . Exames de sangue normais, somente a elastografia acusa a fibrose c 35kpa.
    E somente ortomolecular pode receitar? Pois hepatologista, nem o Silimarina, não receitou.

    Att

  58. Olá a glicose está em 329 e a glicada está em13 e tenho gordura no fígado grau 1 colesterol alto eu tomando Ala resolve restaura a minha saúde e ainda tenho bico de papagaio e nervo ciático inflamado o ácido alfa-lipóico resolve tudo isso vou pedir para manipular 600 mg para tomar.e diga se estou fazendo certo. Desde já agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidAs

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Posts recentes

Siga