DHEA – Saiba mais sobre este importante hormônio.


 O QUE É DHEA?

A sigla DHEA refere-se à Dehidro-Epi-Androsterona, também denominada dehidro-iso-androsterona.

Hoje o nome PRASRTERONA também é atribuído a este hormônio

Ele é o hormônio esteróide mais abundante na corrente sanguínea dos seres humanos e é precursor quase direto  da testosterona e do estradiol.

Assim amigos, parem de estigmatizar a palavra esteróide, conceitualmente é apenas qualquer hormônio formado partir do colesterol. Anticoncepcionais hormonais são a base de esteróides por exemplo.

O DHEA é  produzido  pelas:

  • glândulas adrenais
  • testículos, ovários,
  • tecido adiposo
  • cérebro
  • pele.

Veja a abaixo a síntese do DHEA a partir do colesterol.


DHEA
DHEA serve como matéria-prima para a fabricação de todos os outros hormônios importantes secretados pela glândula supra-renal

FISIOLOGIA DO DHEA:

Ao longo da vida, a produção de cortisol pela adrenal aumenta e, inversamente, a DHEA, a melatonina e o hormônio do crescimento (GH) declinam.

Nos primeiros cinco anos de vida as adrenais produzem pequena quantidade de DHEA. Por volta dos 6 ou 7 anos, há uma elevação dos níveis deste hormônio. Sua produção alcança o máximo no início da vida adulta (em torno dos vinte anos) e declina com a idade tanto em homens quanto mulheres.

Durante a puberdade o DHEA atinge seu ápice e sua transformação em estradiol  e testosterona favorece o desenvolvimento das características físicas masculinas e femininas como barba, pelos, massa muscular, mamas, voz  e formação do quadril.

Aos 20 anos, é o hormônio mais abundante no sangue em circulação no corpo humano.

Entre os 30 e os 40 anos de idade, ocorre um declínio nos níveis de DHEA. Aos 40 anos, o organismo produz metade da DHEA que produzia antes. Aos 65 anos, a produção cai para 10 a 20% da quantidade considerada ideal. Por volta dos 70 anos, o indivíduo terá apenas 25% (ou menos) da quantidade que tinha aos 20 anos e, aos 80, menos de 5% deste nível.


EFEITOS:

“Evidências epidemiológicas em seres humanos e estudos em animais sugerem que a DHEAS (sulfato de deidroepiandrosterona) pode ter efeitos cardioprotetor, antiobesidade, antidiabético, e propriedades de reforço imunológico” afirma o Dr. von Mühlen da University of Califórnia em San Diego, autor principal de um trabalho onde foi administrada DHEA por via oral durante um ano a 110 homens e 115 mulheres, com idades entre 55-85 anos, que eram saudáveis e não usuários terapia hormonal.

Uma vasta gama de parâmetros biológicos foram estudados, incluindo densidade mineral óssea e metabolismo, composição corporal e força muscular, função imune e fatores de risco cardiovasculares, cujos resultados suportam estas afirmativas do Dr. von Mühlen (Contemp Clin Trials. 2007, 28 (2) :153-68).


DHEA e Depressão

Seis semanas de administração do DHEA foram associadas a uma melhora significativa na Escala de Classificação de Depressão de 17 Itens de Hamilton e nas classificações da Escala de Depressão do Centro de Estudos Epidemiológicos em comparação com a linha de base ( P <0,01) e 6 semanas de tratamento com placebo

Foi observada uma redução de 50% ou mais nos escores basais da Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton em 23 indivíduos após DHEA e em 13 indivíduos após tratamentos com placebo em estudo publicado no Jama 

Seis semanas de tratamento com DHEA também foram associadas a melhorias significativas nos escores do Derogatis Interview for Sexual Functioning em relação às condições basais e placebo.


DHEA e Envelhecimento

Em outro estudo realizado pelo Dr. Abbasi e colaboradores do Departamento de Medicina, do Medical College of Wisconsin, demonstrou que entre homens de 60 anos ou mais, os que apresentavam níveis séricos de DHEAS mais elevados, em comparação com aqueles com um menor nível sérico de DHEAS, eram mais jovens, mais magros, mais em forma e tinham perfis lipídicos favoráveis (J Am Geriatr Soc. 1998 Mar;46(3):263-73).

Diversos estudos sugerem que, quanto menor o nível de DHEA da pessoa, maior o risco de morte por doenças relacionadas com o envelhecimento.

Outros estudos também indicam que baixos níveis de DHEA seriam responsáveis por muitas doenças degenerativas e pelo envelhecimento acelerado.

Considerou-se o envolvimento do hormônio em diversos problemas de saúde, entre eles o Mal de Alzheimer, doenças auto‑imunes, distúrbios provocados pelo estresse, entre outros.

“DHEA aumenta o nível de  estrogênios em homens e testosterona em mulheres , portanto avaliação destes  hormônios  antes e ao longo do tratamento é de fundamental importância”

Em um estudo realizado por Elizabeth Barrett-Connor, famosa pesquisadora da área hormonal, médica, professora e chefe do departamento de medicina preventiva da Universidade da Califórnia, San Diego, monitoraram-se os níveis de DHEA em 242 homens de 50 a 79 anos de idade durante 12 anos.

O estudo revelou forte correlação entre os maiores níveis de DHEA e o menor risco de morte decorrente de todas as causas.

Entre os indivíduos que sobreviveram, o nível de DHEA era três vezes maior do que entre os que morreram.


 DHEA diminui a resistência à insulina e diminui as citocinas inflamatórias no envelhecimento humano.

Já é sabido que a dehidroepiandrosterona (DHEA) plasmática diminui cerca de 80% entre as idades de 25 e 75 anos.

Em um estudo preliminar, pesquisadores da Divisão de Geriatria e Ciências da Nutrição, da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, relataram que 6 meses de reposição da DHEA melhorou a ação da insulina em indivíduos idosos.

O objetivo do estudo randomizado e duplo-cego foi determinar se um longo período de reposição de DHEA melhora a tolerância à glicose.

Cinquenta e sete homens e 68 mulheres com idades entre 65 a 75 anos foram aleatoriamente designados para doses de 50 mg de DHEA ou placebo uma vez ao dia.

No primeiro ano, foi um ensaio duplo-cego randomizado. No segundo ano foi uma continuação, como ensaio aberto.

A reposição de DHEA melhorou a tolerância à glicose em participantes que tiveram tolerância à glicose anormal inicialmente, redução dos triglicerídeos plasmáticos e das citocinas inflamatórias e IL-6 e TNF-α.


DHEA e Envelhecimento da Pele

DHEA também está relacionada com o processo de envelhecimento da pele por meio da regulação e degradação de proteínas da matriz extracelular.

No estudo realizado por Mi Hee Shin e colaboradores, do Departamento de Dermatologia, da Seoul National University, foi demonstrado que a DHEA pode aumentar a síntese de pró-colágeno e inibir a degradação de colágeno, tanto em peles jovens como idosas, também protegendo- as da degradação do colágeno promovida pela exposição aos raios UV, uma das principais causas do envelhecimento da pele.


DHEA e Sistema Imunológico

Devido aos efeitos abrangentes da DHEA, o declínio de sua produção se faz sentir por toda parte, em todos os sistemas, órgãos e tecidos do organismo. O sistema imunológico é especialmente sensível a menor produção de DHEA, abrindo as portas não apenas aos vírus, bactérias e outros micróbios como também aos radicais livres e às doenças degenerativas causadas por eles.

                                                                                     grafico dhea x idade2


DHEA e Humor

Em trabalho publicado na revista Neuropsychopharmacology (03/04/2013), a pesquisadora Rebecca K. Sripada e colaboradores, através de imagens do cérebro avaliaram as bases neurológicas da administração de DHEA na modulação da emoção.

Vários trabalhos científicos relatam os efeitos antidepressivos e ansiolíticos do DHEA, mas nenhuma pesquisa anteriormente havia examinado as vias neurais envolvidas.

Os resultados obtidos pela equipe da Dra. Sripada proporcionaram a evidência inicial através das neuroimagens, que a DHEA pode ser útil como uma intervenção farmacológica para melhora das condições de ansiedade e distúrbios do humor.


DHEA e Fertilidade

Os cientistas descobriram uma ligação estatística entre o DHEA e as taxas de gravidez de sucesso em mulheres em tratamento para infertilidade.

No primeiro estudo controlado sobre os efeitos do suplemento, os pesquisadores descobriram que as mulheres em tratamento para infertilidade que suplementaram DHEA tiveram três vezes mais probabilidade de conceber do que as mulheres que não usaram o hormônio.

Em recente pesquisa publicada no Journal of Gynecology Obstetric and Human Reproduction de janeiro de 2017, foi avaliado o efeito da terapia com dehidroepiandrosterona (DHEA) na resposta ovariana e no resultado da gravidez em pacientes com diminuição da reserva ovariana (DOR).

Os pesquisadores chineses analisaram um total de 9 estudos identificados a partir do PubMed, EMBASE e da biblioteca Cochrane, sendo que quatro foram ensaios clínicos randomizados, quatro estudos retrospectivos, um estudo prospectivo, incluindo 540 casos e 668 controles.

Os efeitos podem ser parcialmente mediados pela melhoria da função mitocondrial e redução da apoptose nas células cumulus.

A análise combinada mostrou que as taxas de gravidez clínica aumentaram significativamente em pacientes com diminuição da reserva ovariana pré-tratadas com DHEA

CONCLUSÃO:

Os resultados obtidos permitiram aos pesquisadores concluírem que a suplementação com DHEA em pacientes com diminuição da reserva ovariana pode melhorar os resultados da gravidez.


DHEA e Libido em Mulheres

Os dados relativos à eficácia de desidroepiandrosterona (DHEA) no tratamento da perturbação do desejo sexual hipoativo (DDSH) são escassos e inconsistentes.

O  objetivo deste estudo  foi determinar possíveis diferenças de gênero na eficácia do DHEA como um tratamento para DDSH.

Mulheres pós-menopausa (n = 27) e homens (n = 21) com HSDD, foram randomizados para receber ou DHEA 100 mg por dia ou placebo durante 6 semanas em um estudo duplo-cego controlado.

Em mulheres o tratamento com DHEA  teve  efeito benéfico significativo na excitação, enquanto que nenhuma eficácia foi demonstrada em homens , indicando uma possível diferença de gênero.

Isto  parece ser mediado através do metabolismo de DHEA em testosterona.

Os nossos resultados positivos sugerem que  DHEA pode ser eficaz como um tratamento para as mulheres com  hipoatividade sexual ( DIMINUIÇÃO DA ATIVIVIDADE SEXUAL)

Você também pode gostar : https://www.robertofrancodoamaral.com.br/blog/testosterona-mulher/


DHEA e Doenças auto imunes

O Dr. David Brownstein, professor clínico de Medicina da Wayne State University School of Medicine, membro da Academia de Médicos de Família, da Academia Americana de Medicina Preventiva e da Academia Americana de Acupuntura Médica, autor do livro ‘The Miracle of Natural Hormones’ relatou:

“Em minha prática clínica, observei que quase 100% de meus pacientes com doenças autoimunes como doença de Crohn, colite ulcerativa, lúpus eritematoso, esclerose múltipla, artrite reumatoide, fibromialgia e outras mais, têm níveis significativamente baixos de DHEA.

Além disso, a maioria destes pacientes apresentam melhoras clínicas em suas condições com o uso de doses fisiológicas de DHEA”.

De forma semelhante à vitamina D3, o DHEA modula o sistema imune, restaurando seu equilíbrio.

Pesquisas recentes  demonstraram que a DHEA:

  • inibe a ativação do fator nuclear-kB (NFKB)
  • ativa secreção de interleucina-6 e interleucina-12 através da ativação de α PPAR.
  • estimula a produção de interleucina-10 em células do baço.

DHEA E LÚPUS:

O tratamento com DHEA 50-200 mg/dia demonstrou ser eficaz em pacientes com lúpus eritematoso.

Em um estudo realizado com 50 pacientes do sexo feminino (37 na pré-menopausa, 13 na pós-menopausa) com  Lupus Eritematoso Sistêmico, estas pacientes foram  tratadas com DHEA por via oral em doses de 50-200 mg/dia.

A terapia com DHEA foi associada aos aumentos nos níveis séricos de DHEA, de DHEAS  e testosterona e para aqueles pacientes que continuaram DHEA, apresentaram  diminuição da atividade da doença.

As doses de prednisona simultâneas foram reduzidos

Estas melhorias foram mantidos ao longo de todo o período de tratamento.

BENEFÍCIOS NO SISTEMA IMUNE:

  • Aumento de 20%  no soro de IGF-I, uma tendência para a diminuição de IGFBP-I, e um aumento de 32% na proporção de IGF-I / IGFBP-I
  • A ativação da função imunológica ocorreu no prazo de 2-20 semanas de tratamento com DHEA.
  • O número de monócitos aumentou significativamente depois de 2 (45%) e 20 (35%) semanas de tratamento. A população de células B aumentou em 2 (35%) e 10 (29%) semanas.
  • A  resposta mitogênica de células B aumentou de 62% (p <0,05) por 12 semanas não acompanhadas por alterações nos níveis séricos de IgG, IgA, e IgM.
  • O total de células T  não foram alteradas.
  •  Aumento de 40%  em resposta mitogênica de células T, aumento de 39% em células que expressam IL-2R (CD25 +),e aumento de 20% nos níveis séricos de sIL-2R (p <0,01) foram encontradas em 12-20 semanas de tratamento com DHEA, sugerindo uma ativação funcional dos linfócitos T.
  • In vitro,  IL-2 e IL-6 foi aumentada de 50%  e 30% , respectivamente, por 20 semanas de tratamento
  •  O número de células NK apresentaram um aumento de 22-37%  por 18-20 semanas de tratamento com um aumento concomitante de 45%  na citotoxicidade.

Em conclusão,  a administração de DHEA por via oral a uma dose diária de 50 mg a homens de idade avançada com baixos níveis séricos de DHEAS ativou significativamente a função imunitária

Os mecanismos destas propriedades de imunopotenciação de DHEA não são claros.

Consideração é dada para o papel potencial de um aumento na biodisponibilidade de IGF-I, que em virtude dos seus efeitos mitogênicos sobre a função de células imunes, podem mediar os efeitos de DHEA.

Enquanto são necessários estudos prolongados, os nossos resultados sugerem potenciais benefícios terapêuticos da DHEA em estados imunodeficientes.


DHEA, Rigidez arterial e Doença Cardiovascular

A concentração de Dehidroepiandrosterona  diminui cerca de 80% entre as idades de 25 e 75 anos.

O envelhecimento também resulta num aumento da rigidez arterial, a qual é um preditor independente de risco de doença cardiovascular (DCV) e mortalidade.

Como resultado, é concebível que a substituição de DHEA em adultos mais velhos poderia reduzir a rigidez arterial.

Procurou-se determinar se a terapia de reposição de DHEA em adultos mais velhos reduz o índice de aumento da carótida (AI) e velocidade de onda de pulso carotídeo-femoral (VOP) como índices de rigidez arterial.

Um estudo randomizado, duplo-cego foi conduzido para estudar os efeitos de 50 mg dia  1substituição DHEA no AI (n = 92) e  (VOP) (n= 51) em mulheres e homens com idades entre 65-75 anos. Citocinas inflamatórias e hormônios sexuais foram medidos no soro em jejum. AI diminuiu no grupo de DHEA, mas não no grupo de placebo (diferença entre os grupos, -6 ± 2 unidades IA, P= 0,002).

Em conclusão, a substituição DHEA em homens e mulheres idosos melhora os índices de rigidez arterial. Rigidez arterial aumenta com a idade e é um fator de risco independente para doenças cardiovasculares. Portanto, as melhorias observadas neste estudo sugerem que a substituição DHEA pode parcialmente reverter o envelhecimento arterial e reduzir o risco de DCV.


Prasterona (Intrarosa) para Dispareunia: ( dor durante a relação sexual )

A FDA aprovou a prasterona esteróide (Intrarosa – Endoceutics) para tratamento intravaginal de mulheres na pós-menopausa com dispareunia moderada a grave devido à atrofia vulvovaginal

Também chamada dehidroepiandrosterona (DHEA), a prasterona é produzida nas glândulas supra-renais, gônadas e cérebro e convertida intra-celularmente em metabólitos ativos de estrogênios e andrógenos.

O DHEA está disponível sem receita há anos como um suplemento dietético oral que alega beneficiar a disfunção sexual, cardiovascular e neuropsiquiátrica.

No Brasil a prasterona ( dhea ) já pode ser manipulado em farmácias de manipulação com receita médica

Durante a menopausa, os níveis de estrogênio diminuem nos tecidos vaginais, o que pode causar uma condição conhecida como atrofia vulvo vagial, levando a sintomas como dor durante a relação sexual ( dispareunia)

A dor durante a relação sexual é um dos sintomas mais freqüentes  relatados por mulheres na pós-menopausa”, disse Audrey Gassman, MD, vice-diretora da Divisão de Produtos Ósseos, Reprodutivos e Urológicos (DBRUP) do Departamento de Avaliação de Medicamentos III em Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA (CDER). “Intrarosa fornece uma opção de tratamento adicional para mulheres que buscam alívio da dispareunia causada pela atrofia vaginal.

A eficácia da  prasterona , uma inserção vaginal uma vez ao dia, foi estabelecida em dois ensaios clínicos de 12 semanas, controlados por placebo, de 406 mulheres saudáveis ​​na pós-menopausa, de 40 a 80 anos de idade, que identificaram dor moderada a intensa durante a relação sexual como o sintoma mais incômodo desta atrofia.

A segurança da  prasterona foi estabelecida em quatro ensaios controlados por placebo de 12 semanas e em um ensaio aberto de 52 semanas.

As reações adversas mais comuns foram corrimento vaginal.

JAMA. 2017; 318 (16): 1607-1608. doi: 10.1001 / jama.2017.14981




Comentários:

  • A dose diária remendada varia sendo determinada pelo sexo do paciente e pelo nível básico de S-DHEA (quanto menor o nível sérico, maior a dose inicial).  A indicação é médica e o acompanhamento dever ser feito pelo mesmo
  • Dhea pode diminuir o nível de cortisol e piorar Fadiga Crônica com baixos níveis de cortisol – HIPOATIVIDADE DO EIXO HPA
  • Mulheres com excesso de pelos, queda de cabelo, acne, resistentes a insulina, portadoras da síndrome dos ovários policísticos e com história recente de câncer devem ter cuidado redobrado nesta reposição.
  • Dhea aumenta o nível de IgF1 portanto avaliação deste marcador antes e ao longo do tratamento se mostra importante
  • Homens com câncer de próstata, prostatismo, queda de cabelo e acne também devem ter cuidado com esta reposição, sendo necessário, muitas vezes, o uso simultâneo de bloqueadores da 5-alfa redutase (mesmo que de forma parcial), enzima que transforma testosterona em DHT.
  • Dhea pode aumentar a conversão de tiroxina em triiodotironina portanto avaliação da função tiroidiana antes e ao longo do tratamento se mostra importante
  • Este hormônio aumenta o nível de  estrogênios ( estradiol, estrona, estriol) em homens e testosterona em mulheres, portanto avaliação destes  hormônios  antes e ao longo do tratamento se mostra importante,  assim com os níveis de PSA

Observações importantes:

  • Apesar das evidências, o uso deste hormônio não faz parte do rol de tratamentos para as doenças citadas acima e nem como prevenção das mesmas.
  • Apenas em alguns casos de menopausa precoce e insuficiência da glândula supra renal ele é reposto protocolarmente.
  • A reposição deste HORMÔNIO, quando necessária, deve ser feita por médico com experiência no assunto, depois de seus níveis serem mensurados no sangue.
  • É de fundamental importância o equilíbrio com o hormônio cortisol para que o DHEA traga todos os benefícios citados.
  • Pessoas com fadiga crônica e com níveis baixos de cortisol podem ter seu quadro agravado.
  • Também devem ser analisados outros hormônios como os da tireoide e outros esteroides como testosterona, estradiol, progesterona e DHT.
  • A função hepática, a função renal também deve ser averiguada. Devem ser excluídos cânceres em atividade seguindo os protocolos ginecológicos e urológicos vigentes. Avaliação prévia do cardiologista também deve ser realizada.

Perguntas e respostas:

Quais os efeitos colaterais de tomar DHEA?Em mulheres com predisposição: aumento do crescimento de pelos , acne e queda de cabelo pois este hormônio se transforma em testosterona Em homens: muito raro, na pior das hipóteses não se percebe um efeito perceptível na disposição e humor

Qual a dosagem de DHEA por dia? Varia de 10 a 100 mg ao dia , conforme o gênero, o nível de SDHEA encontrado no sangue e predisposição a efeitos colaterais como acne ou queda de cabelo.

Como aumentar DHEA naturalmente?” Dificilmente consegue-se elevar este hormônio naturalmente. Pode acontecer apenas no caso de usuárias de pílulas hormonais que tinham níveis baixos deste hormônio ( SDHEA) e depois de suspender, ele normaliza.

DHEA é natural do organismo, assim usar este hormônio é uma forma “natural” de elevá-lo caso tenha nível sanguíneo baixo?” Dificilmente consegue-se elevar este hormônio naturalmente. Pode acontecer apenas no caso de usuárias de pílulas hormonais que tinham níveis baixos deste hormônio ( SDHEA) e depois de suspender, ele normaliza. Lembre-se , DHEA é natural do organismo, assim usar este hormônio é uma forma “natural” de elevá-lo caso tenha nível sanguíneo baixo

Pode tomar DHEA junto com oxandrolona?Por serem dois hormônios androgênicos, aumenta-se a chance de colaterais principalmente em mulheres mas isto é individual e dose dependente DHEA não é tóxico para o fígado Por serem dois hormônios androgênicos, aumenta-se a chance de colaterais principalmente em mulheres mas isto é individual e dose dependente DHEA não é tóxico para o fígado,

Qual a composição do DHEA?] O DHEA,um hormônio esteróide produzido a partir do colesterol pelas glândulas adrenais (ou suprarrenais), gônadas, tecido adiposo, cérebro e pele.

Quem deve tomar DHEA?

Pessoas com nível baixo de SDHEA no sangue e quadro clínico característico como cansaço, irritabilidade, baixa imunidade sempre com acompanhamento médico

Dhea é a mesma coisa que prasterona?Sim são sinônimos. A prasterona ( dhea) foi aprovada no Brasil para uso em mulheres com dor durante a relação sexual Hoje, com receita médica, consegue comprar DHEA no Brasil em farmácias de manipulação da forma oral, em creme transdérmico ou para aplicação intra vaginal, forma de uso que minhas pacientes tem gostado bastante.

DHEA deve ser utilizado na menopausa? É nesta situação onde se mais estudos mostrando os benefícios , principalmente em relação ao humor , bem estar geral e libido. Porém, o uso dele não substitui a terapia com reposição de estradiol

O DHEA (prasterona) pode ser usado como tratamento de dispareunia ( dor durante a relação sexual)? Desde 2017 o FDA aprovou o DHEA usado de forma intra vaginal para mulheres com dispareunia. Nos EUA, chama-se comercialmente INTRAROSA, aqui conseguimos manipular em farmácias de manipulação com receita médica. Na minha experiência , com pacientes, temos resultados excelentes

No minuto 20′  deste vídeo falo do meu exame  SDHEA:


Este artigo tem somente o propósito informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica.

O uso de VITAMINAS, MINERAIS ou outros SUPLEMENTOS, pode trazer excelentes resultados para você, mas a automedicação não é recomendada.

Consulte sempre um MÉDICO ESPECIALISTA para a sua avaliação e acompanhamento quando se tratar de assuntos relacionados à sua saúde.


Você também pode gostar:

https://www.robertofrancodoamaral.com.br/blog/andropausa-testosterona/


Referências

DHEA a Energia Vital. Tudo o que Você Precisa Saber sobre este Hormônio Natural. Ray Sahelian. Editora Campus, 152 páginas.
https://livralivro.com.br/books/show/394730?recommender=I2I
Modulation of Collagen Metabolism by the Topical Application of Dehydroepiandrosterone to Human Skin
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15675949
DHEA Enhances Emotion Regulation Neurocircuits and Modulates Memory for Emotional Stimuli. 
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=DHEA+Enhances+Emotion+Regulation+Neurocircuits+and+ Modulates+Memory+for+Emotional+Stimuli
DHEA, a Neurosteroid, Decreases Cocaine Self-Administration and Reinstatement of Cocaine-Seeking Behavior in Rats. 
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16421515
Association of dehydroepiandrosterone-sulfate with endothelial function in young women with polycystic ovary syndrome. 
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Association+of+dehydroepiandrosterone-sulfate+with+ endothelial+function+in+young+women+with+polycystic+ovary+syndrome
Inhibition of tumor development by dehydroepiandrosterone and related steroids.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=The+naturally+occurring+adrenal+steroid%2C+ dehydroepiandrosterone+(DHEA)%2C+is+a+potent+non-competitive+inhibitor+of+mammalian+glucose-+6-phosphate+dehydrogenase+(G6PDH).
Effects of dehydroepiandrosteroneon proliferation, migration, and death of breast cancer cells.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Effects+of+dehydroepiandrosteroneon+proliferation%2C+ migration%2C+and+death+of+breast+cancer+cells.
Enhanced post-receptor insulin effects in women following dehydroepiandrosterone infusion. 
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Enhanced+post-receptor+insulin+effects+in+women +following+dehydroepiandrosterone+infusion.
Dehydroepiandrosterone-Sulfate Inhibits Nuclear Factor-kB-Dependent Transcription in Hepatocytes, Possibly through Antioxidant Effect.
https://academic.oup.com/jcem/article-lookup/doi/10.1210/jc.2003-031441
DHEA-induced antiproliferative effect in MCF-7 cells is androgen- and estrogen receptor-independent. 
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=DHEA-induced+antiproliferative+effect+in+MCF-7+cells+is+ androgen-+and+estrogen+receptor-independent.
Dehydroepiandrosterone sulfate (DHEAS) secretion in early and advanced solid neoplasms: selective deficiency in metastatic disease. 
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Dehydroepiandrosterone+sulfate+(DHEAS)+secretion+ in+early+and+advanced+solid+neoplasms%3A+selective+deficiency+in+metastatic+disease
Androgens and musculoskeletal symptoms among breast cancerpatients on aromatase inhibitor therapy. 
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Androgens+and+musculoskeletal+symptoms+among+breast +cancerpatients+on+aromatase+inhibitor+therapy
Long-term low-dose dehydroepiandrosterone oral supplementation in early and late postmenopausal women modulates endocrine parameters and synthesis of neuroactive steroids. 
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Long-term+low-dose+dehydroepiandrosterone+oral+ supplementation+in+early+and+late+postmenopausal+women+modulates+endocrine+parameters+and+synthesis+of+neuroactive+steroids
Metabolic effects of dehydroepiandrosterone replacement therapy in postmenopausal women. 
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11581005
Cortisol, DHEA sulphate, their ratio, and all-cause and cause-specific mortality in the Vietnam Experience Study.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Cortisol%2C+DHEA+sulphate%2C+their+ratio%2C+and+all-cause+and+cause-specific+mortality+in+the+Vietnam+Experience+Study
Cortisol, dehydroepiandrosterone sulphate, their ratio and hypertension: evidence of associations in male veterans from the Vietnam Experience Study.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21307886
Dehydroepiandrosterone protects against oxidative stress-induced endothelial dysfunction in ovariectomized rats 
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3115827/
Dehydroepiandrosterone (DHEA): hypes and hopes.  
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Dehydroepiandrosterone+(DHEA)%3A+hypes+and+hopes.
Pharmacology and therapeutic effects of dehydroepiandrosterone in older subjects. 
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14561100
Might DHEA be considered a beneficial replacement therapy in the elderly?
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17362047
Dehydroepiandrosterone, dehydroepiandrosterone sulphate and cardiovascular disease.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Dehydroepiandrosterone%2C+dehydroepiandrosterone+ sulphate+and+cardiovascular+disease+J+Endocrinol.+1996+Sep%3B150+Suppl%3AS149-53
Serum dehydroepiandrosterone sulfate levels predict longevity in men: 27-year follow-up study in a community-based cohort (Tanushimaru study). 
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Serum+dehydroepiandrosterone+sulfate+levels+predict +longevity+in+men%3A+27-year+follow-up+study+in+a+community-based+cohort+(Tanushimaru+study).
Association of dehydroepiandrosterone sulfate, body composition, and physical fitness in independent community-dwelling older men and women.
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1532-5415.1998.tb01036.x/abstract;jsessionid= 1ACE3EA468DD9535BF815E7B6992197A.f03t04
Higher serum dehydroepiandrosterone sulfate levels are protectively associated with depressive symptoms in men, but not in women: a community-based cohort study of older Japanese. 
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Higher+serum+dehydroepiandrosterone+sulfate+ levels+are+protectively+associated+with+depressive+symptoms+in+men%2C+but+not+in+women%3A+a+community-based+cohort+study+of+older+Japanese.
The Dehydroepiandrosterone And WellNess (DAWN) study: research design and methods.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=The+Dehydroepiandrosterone+And+WellNess+(DAWN)+ study%3A+research+design+and+methods
Dehydroepiandrosterone replacement therapy in older adults improves indices of arterial stiffness. 
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3444670/
Patients with refractory Crohn’s disease or ulcerative colitis respond to dehydroepiandrosterone: a pilot study
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1046/j.1365-2036.2003.01433.x/full
Treatment of systemic lupus erythematosus with dehydroepiandrosterone: 50 patients treated up to 12 months.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9489820
Activation of immune function by dehydroepiandrosterone (DHEA) in age-advanced men.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Activation+of+immune+function+by+dehydroepiandrosterone+(DHEA)+in+age-advanced+men
Dehydroepiandrosterone (DHEA) replacement decreases insulin resistance and lowers inflammatory cytokines in aging humans.
http://www.impactaging.com/papers/v3/n5/full/100327.htm
Dehydroepiandrosterone replacement therapy in older adults improves indices of arterial stiffness 
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1474-9726.2012.00852.x/abstract
The use of dehydroepiandrosterone in the treatment of hypoactive sexual desire disorder: a report of gender differences. 
 http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23084789
Dehydroepiandrosterone protects against oxidative stress-induced endothelial dysfunction in ovariectomized rats
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3115827/
The effect of dehydroepiandrosterone (DHEA) supplementation on women with diminished ovarian reserve (DOR) in IVF cycle: Evidence from a meta-analysis.
 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28403950
The Application of Dehydroepiandrosterone on Improving Mitochondrial Function and Reducing Apoptosis of Cumulus Cells in Poor Ovarian Responders
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5479128/

Dehydroepiandrosterone Monotherapy in Midlife-Onset Major and Minor Depression Peter J. Schmidt, MD; Robert C. Daly, MD; Miki Bloch, MD; et al

https://www.fda.gov/news-events/press-announcements/fda-approves-intrarosa-postmenopausal-women-experiencing-pain-during-sex

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

323 respostas

  1. Tanto os homens como as mulheres necessitam de um equilíbrio de estrogéneos, testosterona, hormonas tiróideias, DHEA, cortisol, entre outras hormonas.Cada hormona desempenha uma função que é complementar de outras e imprescindível à manutenção de um estado de saúde saudável.
    Quando os níveis destas hormonas começam a baixar, inicia-se o processo de envelhecimento.
    Observamos uma diminuição da libido, menor energia, aumento da gordura corporal, fragilidade óssea, osteoporose, flacidez da pele e outros tecidos, perda de memória, alterações cardiovasculares, perturbações do sono, entre muitos outros sintomas. Tiróide: medicação com T3 – T4 deve ser a primeira escolha no adulto! -T4 –
    ◾ T4, quando dada isoladamente, inibe o nosso eixo hipotálamo-hipofisário para se atingirem doses eficazes.
    ◾ Múltiplos estudos referem melhor tolerância mas não melhor eficácia.

    -T3-T4-
    ◾Baixam melhor o colesterol
    ◾O reflexo do tendão aquiliano é reposto mais rapidamente
    ◾Previne a formação de bócio
    ◾Melhoria dos sintomas mais ampla

    Atingimos mais facilmente um nível de T3 sérico (com T4 temos de dar doses mais elevadas para termos o mesmo nível). Atingimos mais facilmente um nível tissular adequado do que só com T4 (estudos em ratos)

    Potência da T3 é estável. A da T4 varia

    A estabilidade da T3 também é maior que a da T4

    A absorção intestinal da T3 quando ligada á T4 é melhor que da T4 sózinha (95% contra 35-67%)

    Há inibição da conversão da T4 em T3:
    ◾- Com o aumento da idade
    ◾- Deficiências hormonais (deficit de T3)
    ◾- Stress
    ◾- Distúrbios digestivos
    ◾- Déficits de oligoelementos vários (selénio, ferro, zinco)

    Logo se dermos só T4 não suprimimos a quantidade necessária. É curioso observarmos que necessitamos de pequena quantidade que seja de T3 para uma melhor conversão de T4 em T3. Assim suprimos uma quantidade mínima de T3 ao mesmo tempo que favorecemos a conversão da T4 em T3

    A T3 é a hormona mais importante. Não a T4.
    ◾5 vezes mais T3 do que T4 nos tecidos
    ◾É o nível de T3 e não de T4 que determinam a sobrevivência, nos estudos de mortalidade.
    E, para finalizar, a PREGNENOLONA que é, indiscutivelmente, a hormona da memória! A pregnenolona é a primeira hormona “esteróide” a ser formada. As hormonas esteróides são formadas, a partir do colesterol. São elas as hormonas sexuais e da supra-renal.
    A pregnenolona é um neurotransmissor no sistema nervoso, especialmente na área do cérebro, sendo responsável pela memória. É produzida na supra-renal e no cérebro, aonde atinge concentrações muito mais elevada do que no sangue. Com a idade os seus níveis vão diminuindo, como acontece com as outras hormonas esteróides, e vamos perdendo a memória. Em estudos animais experimentais, foi demonstrado que esta hormona também é capaz de reparar lesões nervosas traumáticas, melhorando mesmo as paralisias ligeiras. Outro sinal importante da deficiência de pregnenolona é a redução da “visão colorida” e diminuição do sentido artístico. Fadiga moderada, pele seca, dores articulares e musculares moderadas e redução da mobilidade são sinais comuns a diversas deficiências hormonais. A terapêutica da modulação hormonal carece de análises ao sangue (endocrinologia), sobretudo para se saber os níveis de DHEA, testosterona total e livre, Estradiol e Cortisol…) a fim de se saber exatamente qual o perfil hormonal do paciente. Só depois se fará a prescrição médica do DHEA em conjunto com a pregnenolona, a melatonina, a testosterona, etc. Como não resido no Brasil, não sei como é que os médicos, sobretudo os endocrinologistas ou urologistas, prescrevem estas substâncias se estão proibidas no Brasil, designadamente a melatonina, o DHEA e a pregnenolona. Fica a interrogação.

  2. A DHEA é uma hormona segregada pela supra renal com importantes acções no nosso organismo. Primeiro, é capaz de se converter nas hormonas sexuais, mais potentes, e através da sua conversão em androstenediol e androstenetriol é um potente imunoestimulante e antioxidante, protegendo-nos dos radicais livres. Tem ainda uma acção sistémica baixando o colesterol, diminuindo a obesidade, a diabetes, melhorando as doenças reumáticas, osteoporose e hipertensão arterial.
    Pensa-se que a DHEA também tenha receptores próprios nos quais actua protegendo-nos da ateroesclerose.Esta hormona é de longe a hormona mais abundante no nosso organismo, que circula no sangue, ligada a um sulfato. É uma hormona anabólica, ou seja de “construção”. Com a idade, há um desajuste entre as hormonas anabólicas que baixam mais depressa, e as catabólicas, de “destruição”, como o cortisol, que baixam mais lentamente, favorecendo assim um estado catabólico permanente. Há pois que repor os níveis de DHEA, suplementando-os. O tratamento com DHEA melhora a fadiga e baixa qualidade de vida, a depressão, a ansiedade, a perda de memória, Doença de Alzheimer, distúrbios do sono, excitabilidade e potência sexual, entre outros. O DHEA e a Pregnenolona devem ser tomados sempre com o café da manhã e a melatonina, meia hora antes de se deitar nos braços de Morfeu…

  3. Boa tarde!!!!!
    Que maravilha esse hormônio! Gostaria de saber se tem algum estudo em relação a Fibromialgia .
    Tenho uma filha que sofre muito com essa doença.
    Aguardo resposta
    atenciosamente
    Valéria Bonora

    1. Olá Valeria, não sou médico, mas como tenho hérnia de disco e que a mesma causa muita dor mesmo se utilizando analgésicos derivados de morfina, fui orientado por um médico para usar um medicamento de nome Lyrica. Me foi informado por esteja médico que o medicamento faria efeito apenas após uma a duas semanas de uso e incrívelmente foi o que aconteceu.
      Informe-se sobre este medicamento que ja li matérias sobre ser a resolução para quem tem fibromialgia.

  4. E quando a DHEA aparece como alto?
    Tenho 29 anos, sou mulher e meu resultado deu bem mais alto do que a referência:
    31 – a referência é de 1 a 12.
    Isto é bom ou ruim?
    Obrigada.

  5. O meu exame de DHEA deu um valor alto de 45, e o normal é até 12 ng /ml. Eu não tenho SOP. O que pode estar acontecendo? Obrigada

  6. Fiz a dosagem de hormonios na saliva, e o dhea esta baixo, cortisol baixo , melatonina baixo.O m[edico diagnosticou fadiga adrenal grau 4.Me receitou dhea 25mg e melatonina 3mg alem de v[arias vitaminas e um fitoter[apico.Depois e 3 semanas de uso piorei .Os sintomas que sentia pioraram.Insonia de passar a noite inteira acordada,confus’ao mental.Li neste site que usar dhea com cortisol baixo pode piorar o quadro de pessoas com fadiga cronica.O que devo fazer…

  7. Tenho visto na internet vários comentários sobre DHEA, porem só encontro relatos sobre a carência, recentemente fiz um exame que indica que os índices muito elevados, 5 vezes o valor de referencia, não encontrei nada a respeito, nem mesmo o profissional de saúde que consultei me dizer algo a respeito. Gostaria de saber se o senhor pode me dá uma orientação.
    Tenho 54 anos de idade e meu cortisol está dentro dos níveis aceitável.

  8. Boa tarde
    Tenho hipotiroidismo desde 2001,tomo euthirox,desde o ano passado aumentei de peso do nada mesmo correndo indo a academia comendo direito ,sono excessivo ,sem libido,super irritada,e esse ano perdi a vontade de tudo ,aumentei 10kg ,dai li sobre fadiga adrenal, fiz exames dhea saliva >1440,00 dhea acho q e pelo sangue 6,64 cortisol salivar 0,51,parei de tomar o euthirox por conta propria e o tsh super alto ,o medico mandou voltar a tomar ja estou tomando ,mas nao falou nada sobre esses resultados ,queria saber o q significa se for possivel.
    Obrigada

  9. Tenho 68 anos, continuo trabalhando normalmente e torcendo para a aposentadoria compulsória passar para 75 anos. Procuro fazer uma dieta saudável, tenho um médico clínico e naturalista que me prescreveu na última consulta, DHEA 25mg. No exame de sangue o resultado foi 57.68 e o cortisol11.41 medidos no sangue. Uso progesterona bioidentica 25mg à noite por 25 dias no mês há uns 3 anos.Estou um pouco receosa de usar o DHEA. O que me diz de acordo com sua experiência?
    Obrigada

  10. Eu vou fazer a FIV e próximo mes, faço a indução. Eu tenho 42 anos e poucos óvulos. Meu FSH esta de 21. Me falaram que o uso do DHEA aumenta a produção de ovulos e eu estou fazendo uso de 25 mg/dia. Eu gostaria de saber, se o uso do DHEA pode aumentar muito meus niveis de estradiol e adiar o inicio da minha indução?

  11. Boa noite! Tenho 27 anos e desde os 13 luto contra a acne. Ja usei Roacutan 3x, ja usei espironolactona, todos os cremes e loções possíveis. Fiz um exame nos EUA que indicou meu DHEA 1000. A causa deve ser essa da minha acne…mas qual o tratamento?? O medico la nos EUA so me receitou espironolactona.

    Obrigada!

  12. Eu gostaria de saber se é normal a queda de cabelos ?? estou tomando a 3 meses e meu medico mandou continuar, estou com medo . alguém pode me ajudar?? ele me receitou tomar pantogar pra queda de cabelos

  13. Boa tarde Dr,
    tenho 21 anos e meu DHEA esta 79,2 mcg/dl . Estou com muita dificuldade para emagrecer ,este resultado pode ter relação com esta dificuldade ?!
    Minha testosterona total também esta abaixo do normal : 4,8 ng/dl .
    Sei que consulta online é proibido porem só gostaria de saber se eles podem estar aumentando minha dificuldade e no que eles me afetam
    att

  14. Dr. Roberto, boa tarde!
    É claro que você não sabe, mas sou grande admirador do seu trabalho e principalmente da sua atenção com todos aqueles que lhe solicitam uma informação.
    Na verdade o que pretendia não era lhe perguntar nada apenas lhe parabenizar por esse trabalho tão importante que a população está carente em demasia. Não é que não queiram se tratar, não sabem a quem recorrer qual a especialidade que irá resolver o seu problema, por essa razão ficam desorientadas e acabam por ficarem sem tratamento. Com esta ajuda tão maravilhosa sua e de outros profissionais também sensatos que fazem da medicina um sacerdócio e de bom alvitre que fique aqui registrado o meu reconhecimento por tão nobre trabalho.
    De qualquer forma não vou deixar de aproveitar essa oportunidade que lhe servirá de exemplo.
    Tenho 63 anos e tive 4 infartos, a partir dos 38 anos, um de dois em dois anos. Coloquei um stent e a partir daí comecei a viver uma vida diferenciada daquela que sempre vivi. Era um monte de remédio todos os dias, Aspirinas, bloqueadores, estatinas e um monte de recomendações. Faz dois anos que dei uma guinada em tudo. Como Tenho genro cardiologista imagine a minha situação: tinha que seguir piamente o que ele me dizia senão minha filha até brigava comigo. Resolvi nos últimos doze anos estudar dia e noite por conta própria, nutrição e medicina pós-genômica, e doze anos após aprender muita coisa, hoje sou totalmente diferente de como estava. Abandonei definitivamente todos os remédios mesmo contra ordem do meu genro. Nunca mais coloquei em minha boca nenhum fármaco. Mudei a minha alimentação tirei o trigo seguindo as orientações contidas no livro “barriga de trigo” do Dr. William Davis, nunca mais tomei nem uma gota de leite e nada lácteo. Tirei todo óleo vegetal da minha boca, somente gordura de porco e óleo de coco para as frituras. Nunca mais tomei nem uma gota de refrigerante e nem suco algum. Tomo água preparada por mim com PH 9,3, aprendi a tomar café sem açúcar com biscoitos de polvilho, quebra-quebra e bolo de fubá feito com gordura de porco, somente sal integral, na verdade usava o sal do Himalaia, mas como é muito caro optei comprar na cooperativa agrícola sal moído de dar para o gado que faz o mesmo papel em questão de nutrientes, sem me colocar no risco de comer cloreto de sódio tratado de sal refinado, que contém Hexano e até (Silicato Aluminato) pó de vidro para dar maior brilho no produto, mas no entanto causa as tão perniciosas inflamações silenciosas do endotélio. precursoras do temido infarto. Nada de tempero de pacotinho de supermercados, apenas alimento de temperos naturais e mais um monte de práticas saudáveis que mudaram a minha vida.
    Hoje sou um cara saudável, tomo apenas suplementos naturais, faço academia três vezes por semana, não tenho mais nem uma grama de barriga, massa muscular apresentável. Fiz 43 exames de sangue e 13 de saliva, tudo por minha conta própria através dos meus estudos. Analisei um a um e em alguns tive dúvida e como não sou um imbecil procurei um médico especializado na área que ajustou alguns dos produtos que eu estava usando e me recomendou mais alguns.
    Uma coisa que me chamou a atenção e que me fez procurar o médico era que eu já tomava solução de Lugol há bastante tempo e tinha uma temperatura antes de levantar de 35.9 e quando fiz o exame de sangue o TSH estava em 25000 o T4 abaixo do mínimo e T3 no quartil inferior, entendi a minha tireoide estava parada. Realmente estava certo, o médico me indicou T4 e T3 24×6 e me aconselhou a parar por três meses o Lugol.
    A pergunta que aproveito para fazer é a seguinte: será que a minha tireoide voltará ao normal uma vez que faço toda suplementação hormonal dentro dos parâmetros técnicos recomendados? O nobre doutor conhece algum caso de reversão total a ponto de não mais precisar tomar T4 e T3 na sua vida clínica?
    Essa é a minha dúvida que não indaguei na ocasião.
    Grande abraço.

    1. Muito obrigado pelas palavras Antonio, são depoimentos como o seu que nos motivam cada vez mais em continuar disseminando informações mesmo sob pressão de orgãos regulatórios. Quanto a sua dúvida, pode ser que sim, pois o Lugol estava jogando oTSH para cima, coisa que pode acontecer como imagino que já saiba. Mas apenas o tempo dirá isso Antonio, alias se tiver que tomar o resto da vida para normalizar sua função tiroidiana, não vejo problema algum, o que importa é manter sua saúde do jeito que está. Independente disso, faça manejo deste hormônio sempre com auxilio profissional. Abraços

  15. dr roberto estou ja no quinto medico tenho baixa testosterona , consequentemente todos os sintomas de fadiga adrenal desanimo memoria ruim apatia … meus resultados de exme sao este testosterona livreTESTOSTERONA LIVRE
    Resultado : 4,70 ng/dLMaterial : sangue
    TESTOSTERONA
    Método : Quimioluminescência Amplificada – VITROS 5600 (Johnson &)
    Resultado : 500 ng/dL dhea 175dg/ul fsh2,32 mhi/ml estrona 36PG/ML ESTRADIOL 20 PG/ML
    CORTISOL 8H 5,3NMOL/L 12H 4,0 15H 2,5 22H 2,4 QUAL DIAGNOSTICO VOCE DARIA PRA ESTES RESULTADO , ESTOU SUPLEMENTANDO TESTO EM GEL HA 3 MESES , MAS OS MEDICOS DA DE RIO DAS OSTRAS ESTAO MAL INFORMADOS AI TENHO QUE FICAR PEDINDO EXAMES SE NAO NAO PASSAM

  16. Ola, boa tarde
    Tenho 38 anos e pretendo engravidar, fiz tireoidectomia total e desde 2013 estou com níveis baixíssimos de DEHIDROEPIANDROSTERONA, SULFATO, SORO 29 microg e DEHIDROEPIANDROSTERONA, SORO 58ng/dl, sou professora de fitness e estou muito acima do peso, cansada , perece que tenho 80 anos. Como pretendo engravidar com energia e com peso normal, eu posso fazer uso desse hormônio, não vai prejudicar na minha gestação? Obrigada Dr. O Sr. não atende em São Paulo?

  17. Boa noite Dr Roberto!
    Tenho muita dificuldade em perder peso , mesmo fazendo dieta e exercício.
    Tenho facilidade no ganho de massa magra, mas dificuldade na perda de massa gorda!
    Me falaram que o DHEA ajuda a perder peso , e a secar? É verdade? Quais os efeitos colaterais?
    Grata por sua atenção

  18. Olá!
    Tenha 40 anos e passei pela primeira vez com uma médica endocrinologista… todos os exames hormonais estavam normais, exceto s-dhea que deu 32. Porém, a médica disse que não tem o que fazer pq a reposição desse hormônio no Brasil é proibido pela anvisa. E como fica então? Vi que o Dr. atende em Campinas, gostaria de passar por uma consulta.

  19. Olá, eu tive um tumor que afetou a hipófise, faço reposição pra tireoide e cortisol, também estou com o testosterona muito baixo, e será que posso suplementar com DHEA?
    agradeço pela atenção

  20. Tenho 21 anos, e desde o início da puberdade lido com o hirsutismo. Fiz uma ecografia recentemente que apontou alguns cistos nos ovários. Mas que segundo a médica que realizou o exame não indicam SOP. Meu dhea está em 424 ug/dl.

    Mesmo com a presença de Cistos Ovarianos, e dhea alto, não se configura SOP? Qual poderia ser a causa de dhea alto relacionado a hirsutismo mas sem SOP?

    Obrigada, desde já.

    1. Não preenche toso critérios de SOP mas o seu quadro é classico tendo em vista a virilização e a abordagem terapeutica tem que ser a mesma. No caso,a abordagem tradicional trata com anticoncepcionais ou bloqueadores androgenicos. Na abordagem meais funcional, sensibilizamos a insulina e equeilibramos comprogesterona o excesso de hormonio masculino. Esse nível de dhea é compatível com a idade, imagino que o problema esteja na dieta com muitos carboidratos e açucares

  21. Boa tarde dr. Roberto

    Tenho 44 anos e tomo DHEA há uns 6 anos. Ocorre que se deixo de tomar alguns dias, sinto um cansaço inexplicável, abusurdo mesmo, em algumas partes do dia.
    Sinto como se meus olhos estivessem quentes, fico totalmente apática, preciso ficar quieta e de olhos fechados (mas não sinto sono), preciso “sair um pouco do ar”. Depois de 30/40min começo a melhorar.
    Já conversei sobre isso com alguns médicos (endócrino, clinica geral, cardiologista e hematologista) e nenhum soube me explicar a relação entre o que sinto e a falta de dhea.
    O senhor já soube de algo parecido?

    muito obrigada, Rafaela

    1. Sim, vc pelo visto tem deficiÊncia deste hormÔnio como alguÉm que tenha hipotiroidismo. Quando não usa o hormônio se sente cansada. Este tipo de cansaço é bem típico da adrenopausa (falta de dhea)

  22. Bom dia dr. O meu Dhea deu muito alto 1400 sendo que para a minha idade tinha que ser no máximo até 870 tenho 38 anos. Li na internet que dhea alto pode ser câncer nas adrenais estou desesperada fiz uma tomografia das adrenais e não deu nada. O que pode ser dr. ?

  23. Dr.Roberto
    Tenho 59 anos e minha ginecologista me receitou DHEA,50 mg por dia.Pesquisando sobre o DHEA cheguei no seu site e diante de tanta informação e tamanha credibilidade resolvi colocar uma questão. Muitas pessoas falam que devemos dar uma pausa de 5 dias após 25 dias de uso direto do DHEA,é necessária essa pausa ou podemos tomar sem pausa.Como vou demorar a voltar na minha médica,decidi me informar aqui mesmo.
    Agradeço muitíssimo a sua resposta como também o serviço maravilhoso que o dr.vem prestando a comunidade com suas informações preciosas.
    Um abraço e que Deus o ilumine sempre.

  24. Dr que efeitos colaterais pode causar o DHEA? O meu está baixo e sofro de fadiga. Porém tenho receio de tomar hormônio,embora o médico tenha receitado…

  25. Dr. Tenho uma filha com 11,5 anos e o exame de DHEA SO4 deu 86,0 ug/dL, quando a referência seria de 1 a 12, nos demais exames tudo bem.

    Ela é bem baixinha 1,32m , daí a nossa preocupação. Alguma relação.

    Att.

    Vanenis

  26. ola doutor,fiz uma consulta com uma dermato, q solicitou um monte de exames, e nela o dhea deu baixíssimo, 1.3 tenho 32 anos..a medica disse q essa reposição de dhea soh eh vendida no exterior, isso eh verdade?

  27. Olá, minha filha de um ano de diade fez alguns exames na tentativa de investigar puberdade precoce. no exame de DHEA dela, o valor veio inferior a 3…. o retorno dela está marcado com a endocrino, mas estou bem preocupada por estar fora da referência…. está baixo mesmo pela idade dela??? agradeço muito se responder…

  28. Boa noite Dr Roberto,

    Me chamo Daniel, estou estudando para concurso. Estou avaliando alguns noontrópicos, e reparei que muitos deles contém em sua composição o DHEA com faixas de 25mg/dia. Essa dosagem tem potencial para fazer mal a alguma pessoa?

    Fortíssimo abraço.

  29. Dr. Roberto,
    Tenho 44 anos e tomo anticoncepcional (yas). O dhea 25mg pode afetar a eficácia da pilula ou posso tomar dhea sem essa preocupaçao?

  30. Bom dia Dr>
    Muito bom seu blog, parabéns.
    Minha mãe esta tomando DHEA 25mg/dia à 4 meses, ela tem 52 anos e a sua menstruação parou a 3 anos e agora ela resolveu aparecer. Será um efeito colateral do suplemento? Ela tem sentido de forma esporádica dores nos mamilos.
    Mas antes disso vinha em melhoras constates, de humor, com boas noites de sono, a pele ficou mais limpa, uma melhora considerável guando se compara com os tratamentos de menopausa convencionais.
    O senhor pode me dar uma dica?

    1. Como DHEA se transforma em estradiol pode ele causar os sintomas relatados mas caso não incomode não velo problema algum pois estradiol ela produziu a vida inteira – assim como perdeu sangue uma vez por mês e tinha sensibilidade nos mamilos

  31. O Homem corre algum risco de redução de fertilidade tomando DHEA? Pode reduzir a chance de engravidar minha esposa tomando?

  32. Bom Dia Dr.!

    Fiz exame de rotina e deu para o Sulfato de Dehidroepiandrosterona (SDHEA) – 403 mcg/dL sendo que a média para a minha idade seria 23 – 266 mcg/dL, tenho 32 anos e sou mulher, levei na minha médica e ela pediu que refizesse esse mesmo exame e agora deu Sulfato de Dehidroepiandrosterona (SDHEA) – 389 mcg/dL, média 23 – 266 mcg/dL. Pratico atividade física, não sou uma pessoa que fico doente constantemente e no geral me sinto muito bem. Esse resultado é algo ruim? Devo me preocupar? Por favor, gostaria de uma opinião do senhor! Obrigada desde já.

    1. Se vc não apresente quadro clínico condizente com excesso de hormonios masculinos, não tem com que se preocupar, pelo contrário,alguns estudos mostram que longevos tem DHEA mais elevado

  33. Dr. Roberto parabéns pelo seu conhecimento sobre o DHEA, conversei com alguns médicos que desaconselharam seu uso. sera que isto ocorre por falta de conhecimento desses médicos sobre o DHEA, ou existe restrições.
    Alguns amigos já tomam o DHEA ha algum tempo e se sentem muito bem, principalmente quanto a libido. Tenho 68 e boa libido, boa memoria, mas a pele apresenta aparência envelhecida.
    O sr. acha que devo tomar o DHEA 25 ou 50 mg ao dia?
    obrigado
    Pedro

    1. Não posso orientar alguém a tomar algum hormônio pela internet. Antes de qq coisa, precisa – se de uma avaliação clínica, exame físico, dosagem de SDHEA e de outros marcadores para ser usado com segurança

  34. Dr. Roberto qual seria a “faixa ótima”, dentro do valor de referencia para o exame de DHEA para mulheres na faixa dos 32 anos sem uso de anticoncepcional? Pergunto porque eu fiz o exame e o valor obtido foi de 1,9 ng/ml (valores de referencia 1,7 ng/ml a 6,1 ng/ml). Acredito que poderia ser melhor para a minha idade! Agradeço desde já!

  35. Dr. Roberto,

    Antes de tudo gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho de disseminação à informação e conscientização. Quais sãos as diferenças básicas entre o DHEA e 7-keto?

    Obrigado!

  36. Boa tarde Dr. Roberto Franco do Amara

    Eu estou com um tumor na Hipófise, pois estava com os níveis de prolactina muito alto, agora depois de três meses tomando o remédio Dostinex 5mg, fiz novos exames de sangue e a prolactina baixou está normal, porém o nível do Sulfato de Dehidroepiandrosterona está elevado para minha idade 366 mcg/dl (45 anos). O Sr. poderia me informar se estou com algum problema ainda mais sério?? Por favor Doutor.

  37. Dr. Boa tarde … pessoas com alopécia androgênica podem fazer uso de grãos de feno grego?? (Feno Grego – Como funciona ?
    Fenacho (50% Saponina Furostanolic – Fenuside)
    Esta erva contém uma elevada quantidade de saponinas furostanólicas, para elevar testosterona através
    de aumentos na quantidade de LH (hormônio luteinizante) e DHEA (dehydroepiandrosterone).

    Saponina Furostanolic – Essa substância estimula a Hipófise a liberar o Hormônio Luteinizante (LH),
    que vai agir nos testículos aumentando a produção de Testosterona. As Saponinas Furostanolic também
    vão agir nas Glândulas Adrenais, estimulando a liberação de 5-Dehydroepiandrosterone (DHEA) que por
    sua vez também vai aumentar a produção de Testosterona.)
    Ele teria o poder de aumentar o DHT e assim acelerar a calvície ?? Comprei feno Grego para aumentar meu peso, já que sou magrinha … mas, pesquisando na internet vi artigos como esse daí entre parêntes e coloquei um trecho aqui … pelo que li, desanimei, pois tenho sim queda de cabelo … ou seja, acho que não usarei … dê uma luz aqui … muito obrigada, aguardo resposta.

    1. Obrigada Dr.,

      Meu plano de saúde não cobril mais o endocrinologista que estava tratando do meu problema, tive que pagar particular, e o meu novo médico aumentou a dose de remédio Dostinex 5mg, que anteriormente eu estava tomando meio comprimido por semana, e agora passei a tomar dois comprimidos por semana. Pois conforme orientação do meu novo médico ele disse que meio comprimido é insignificante para diminuir o tumor, só vai reduzir o hormônio, e que a dosagem do remédio deve ser para que suma esse turmo, e eu vou fazer o tratamento com o remédio durante um ano, para que possa fazer outra ressonância e ver se o tumor que está medindo 0,4 cm, está menor ou não.

      Ando muito preocupada Dr. pois tenho muito medo de ter que fazer uma interversão cirúrgica, pois pelo o que já li a respeito, se trata de uma cirurgia muito complicada, e eu gostaria de saber, se não diminuir esse turmo, existe outro tipo de tratamento mais seguro que a cirurgia?? O que devo fazer Dr. .. Por favor me oriente, pois quanto mais eu ficar sabendo sobre as possibilidade de tratamento para esse tumor, sei que me sentirei mais segura.

      Desde já, obrigada Dr.

  38. doutor. estou tomando o dhea a mais de 2 semanas, e a não consigo mais durmir direito, ja virei a noite sem dormir e sem sono nenhum. sera efeito do dhea ? pois só estou tomando ele no momento…obg

  39. Dr, Roberto,

    Há alguma relação entre DHEA e Melasma?

    Uma luta duvida, li acima que 7 keto não vira estradiol e testosterona. Como ele atua?

  40. Boa tarde.

    Tenho ovário policístico e um sonho de engravidar, fiz exames e meu DHEA-S deu 163 e o valor de referencia era ate 10 tenho 30 anos , não lembro da unidade de referencia agora mas a endocrinologista me passou glifage de 500 pra tomar 2 vezes ao dia e pediu para emagrecer, parei meu anticoncepcional em maio e ate agora minha menstruação não veio.Como faço para baixar esse hormônio ? pelo que entendi baixando ele tenho mais chance de engravidar né isso?

  41. Boa tarde dr. Fiz um exame de Sulfato de dehidroepiandroesterona e o resultado foi de 601 ug/dl tenho 29 anos, esse resultado é normal?

  42. Boa noite,

    Tenho uma filha de 13 anos com atraso cognitivo e na fala. Ela tem quase todos os hormônios altos (OH progesterona, OH pregnenolona, DHEA, SDHEA, testosterona, … ). Pode ter relação da alteração desses hormônios com o atraso?

  43. BOA NOITE Dr Roberto,

    Recentemente fiz exames e meu dhea sufato deu baixo, minha testosterona livre e geral tambem baixo,
    para repor o dhea que ao que me parece não ha necessidade de receita ,pois é encontrado como suplemento,

    pergunto , só existe este meio de repor o dhea sulfato ou existe algum medicamento farmaceutico proprio

    e se precisa de receita ja que a testosterona precisa de receita.

  44. Boa tarde, tenho 33 anos e o resultado do meu exame de DHEA SO4 foi 472 microgramas/dL. Todos os demais resultados do hemograma foram ótimos, exceto o nível de vitamina D-25 Hidroxi que está bem baixa (16ng/mL). Devo me preocupar?

  45. Olá Dr. O Senhor poderia me tirar uma duvida?
    Eu tenho 21 anos e estou com SDHEA a cima do normal 361 ug/dl. No exame diz que teria que ficar entre 51 a 321 ug/dl. O que poderia ser?
    E estou c COLESTEROL HDL LIPOPROTEINA e PROLACTINA um pouco alterado tb. Já marquei consulta mas fiquei um pouco nervosa c os resultados, se vc poder dizer algo, agradeço.

  46. DR BOA TARDE !! Sou mulher TENHO 45 ANOS E ESTOU COM SOBREPESO ,FIZ O EXAME E DEU 607,6 UG/DL e a media para minha idade
    seria 60.9-337 ug/dl o que isto quer dizer , pois o resultado deu muito alto

    Obrigada

  47. Boa tarde, tenho 46 anos e meu S-DHEA deu 48 ng/dl, abaixo portanto da faixa de 80 a 560 ng/dl. É possível aumentar o DHEA com o uso de Pregnenolona, sem recorrer a administração de DHEA diretamente? Em caso positivo, o paciente deverá usar a Pregnenolona pelo resto da vida ou o corpo retomaria a produção normal do DHEA?

  48. Para aumentar o DHEA quando necessário ao paciente, os tratamentos se valem mais da reposição do DHEA ou da Pregnenolona? Ou tanto faz?

  49. Olá Dr. Roberto.
    Escutei alguns relatos de que o Dhea, converte testosterona em estradiol em homens, chegando a acomete-los numa possível ginecosmatia.
    Isso é verdade?
    Outra dúvida seria, qual o período em média que uma pessoa pode fazer uso do DHEA, se ele é um hormônio .
    Obrigado

      1. Dr. Roberto, o uso concomitante de Indol 3 Carbinol com o DHEA evitaria a aromatização da testosterona, evitando que ela seja convertida em estradiol?

  50. Meu Sulfato de DHEA e DHEA e Testo total estao baixo tenho 44 anos sexo masculino , devo fazer uso de DHEA para repor ? Esse uso de DHEA corrige o Sulfato e a TEsto ? venho ganhajndo peso nos ultimos meses !

  51. Olá Dr. Roberto.
    Tomo Dhea 25mg, há 6 meses 5 vezes por semana e desde de então surgiram espinhas, pele,cabelo mais oleoso e com queda. Se eu mudar o dhea para o 7 keto 50mg terei alguma melhora?

  52. Ola Dr, saberia me dizer, em média, qual seria a taxa de absorção pelo organismo do DHEA via oral ? Ouvi dizer que é baixa, se caso for, justifica tomar uma dose maior por causa dessa possível má absorção ?

  53. Boa Noite Dr Roberto! Gostaria de uma ajuda sua, vou tentar resumir, tenho 30 nos. não tomo pilula tem dois anos, e em 07/2015 eu fiz alguns exames de rotina, e o TSH, T4, T3 etc estavam normais!
    Pois bem, recentemente tomei lugol por um tempo, uns três, quatro meses, tomava 6 gotas por dia do Iodo a 5%, todos os dias, e em setembro refis os exames e deu uma alteração em alguns valores, em 07/2015 o T3 deu 2.9 agra deu 1.28 o T4 deu 1.1 e agra deu 0.80 GB, o TSH deu 2.03 e agra deu 6.99, o LH deu 5.4 agra deu 10.85 o FSH deu 3.6 e agra deu 9.91, acido fólico antes deu 11.2 e agra 12.78, estradiol deu 128.6 agra deu 56.00 o meu DHEA está 183,50 e o ultrassom da tireoide revelou um nódulo, enfim eu levei os exames ao endocrinologista e ele me informou que o nódulo era pequeno e normal, mta gente tem, que não tem problema nenhum ter nódulos na tireoide e me receitou o levoid 50, disse que terei que tomar pra sempre pois estou com hipotireoidismo subclínico, e pediu exames para anticorpos, anti tpo e anti tireoglobulina, porém para que eu realizasse daqui 40 dias, já usando o medicamento, a pergunta é, o lugol pode ter causado essa alteração no TSH????? Eu posso não ter Hipo??? Fiz os exames hj, de anticorpos, contrariando o médico, e farei dnvo daqui 40 dias, mas segundo ele, não terei como escapar do remédio. Estou mto assustada pois minha mãe tem hipo, e é horrível, e vi que causa dificuldades para engravidar, e eu ainda não tenho filhos mas pretendo te-los. Sei que o Senhor não dá consulta online, e ñ é este o meu objetivo também, mas marquei mais de um Endócrino e eles não sabem me explicar, apenas dizem que não tem problema nenhum e mandam tomar remédio. Ficarei muitoooooo grata se o Dr. me ajudar! Pois não confio muito em médicos de convênio! Obrigada desde já!!!

  54. Boa tarde Dr Roberto, Gostaria de saber o porquê da discrepância no parâmetro usado? de 51 até 321, de 18 até 391, etc.
    Fica muito difícil saber se está baixo ou normal.
    O meu deu 4,0 eu estou na faixa dos 50 anos.

    IDADE/ANOS – HOMEM ———— MULHER
    18 – 20 —–> 24 – 537 mcg/dL —- 51 – 321 mcg/dL
    21 – 30 —–> 85 – 690 mcg/dL —- 18 – 391 mcg/dL
    31 – 40 —–> 106 – 464 mcg/dL — 23 – 266 mcg/dL
    41 – 50 —–> 70 – 495 mcg/dL — 19 – 231 mcg/dL
    51 – 60 —–> 38 – 313 mcg/dL —- 8 – 188 mcg/dL
    61 – 70 —–> 24 – 244 mcg/dL — 12 – 133 mcg/dL
    Maior 71 —> 5 – 253 mcg/dL —- 7 – 177 mcg/dL

    Dehidroepiandrosterona
    Masculino: 3,0 a 11,0 ng/mL

    Feminino: 1,0 a 12,0 ng/mL

  55. O uso de DHEA pode interferir na produção natural de testosterona pelos testículos? Se o indivíduo tiver niveis de DHEA abaixo do limite e testosterona dentro do limite, o uso do DHEA pode fazer com que os testísculos diminuam a produção normal?

  56. Meu dhea deu 1.3 tenho 40 anos e não consigo perder peso , unha fraca ,libido baixo muito sono,cansada minha testosterona deu 13 tenho q fazer reposição hormonal?

  57. meu tsh deu 4.47 colesterol ldl 131.54 t4 1.04 testosterona total 13 dhea 13
    tenho unha fraca baixa libido cansaço ansiedade mudanca de humor meu endocrino disse que estou com hipotireoidismo me passou levoid de 25mg eu devo pedir uma outra opiniao ou o diagnostico é esse mesmo,pois um diz que é hipotireoidismo e outro disse que nao.

  58. OLA ME CHAMO ISRAEL. DR ROBERTO, PARABÉNS PELO MAGNÍFICO TRABALHO QUE O SR REALIZA.
    SE POSSIVEL GOSTARIA DE LHE FAZER UMA PEEGUNTA: SERIA PREJUDICIAL DAR
    A SOLUCAO DE LUGOL A 2% 1 GOTA DIA SIM DIA NAO, A UMA CRIANCA MENOR
    QUE 6 ANOS DE IDADE? .
    O CLORETO NE MAGNESIO TRANSDERMICO EM PASSADO EM CRIANCAS PREVINE MESMO A CONVULSAO?

  59. Ola dr !
    Estou tomando Dhea 5mg indicado pelo meu médico, para melhorar libido , cabelo e massa magra. Tenho 38 anos e estou tomando a 15 dias.
    O que me me preocupa é que deu um shedding no meu cabelo e fiquei com uma tpm horrivel.
    Issoé normal até que o organismo se adapta ao hormonio? Isso deve passar?
    Obrigada

  60. Olá Dr. Roberto
    Gostaria de saber qual tipo é indicado para uso em mulheres o 7-keto ou o DHEA ?
    Quais formas e vias de suplementação existente no mercado e se encontra aqui no Brasil outra forma que não seja a via oral ?
    Ouvir dizer que existe uma dosagem máxima para a prescrição em mulheres e que elas não devem utilizar todos os dia é verdade ?
    No aguardo…

  61. Ola Dr .Roberto
    Na adolescencia tive sop que causou pele muito oleosa com acne.
    Hoje aos 30 anos a pele estar novamente oleosa em excesso e queda de cabelo,mas segundo aos exames sem sop.Voltei tomar anticoncepcional por 6 meses dessa vez nao fez efeito a unica diferenca que estava com triglicerides alto.
    Gostaria de saber se ha relacao com DHEA fora dos niveis mesmo nao tendo sop ?.Meu colesterol ,glicoce,triglicerides,testosterona e tireoide estam normais.
    Novamente estou utilizando anticoncepcional ha um mes e nao estou vendo diferenca coisa q ha um tempo atraz ele comecou fazer efeito em um mes ,estou com os triglicerides normais.
    Boas festas para todos com muita saude .

  62. Doutor me chamou Poliana estou com uma dúvida minha menstruação e desregulada só desce com medicamentos meu exame de sulfato de dehidroepiandrosterona deu alto 781,7 estou tentando engravidar a 6 anos e não consigo será que o resultado desse exame e a causa?

  63. edmara disse:
    11/10/2016 às 3:48 AM

    o dhea ajuda a aumentar a testosterona?
    Responder

    Dr. Roberto Franco do Amaral Neto Dr. Roberto Franco do Amaral Neto disse:
    11/10/2016 às 3:37 PM

    Em mulheres sim!

    – See more at: http://www.robertofrancodoamaral.com.br/blog/envelhecimento/dhea-saiba-mais-sobre-a-precursora-de-varios-hormonios-importantes-do-corpo#sthash.N7EvtrrI.dpuf

    Boa noite,
    Dr, o Sr. disse que em mulheres sim, e em homens como ficaria.
    Um abraço fraterno.

  64. Caro Dr. Roberto
    Tenho 53 anos. Meu DHEA esta 1.5ng/mL e meu SDHEA esta 7.0 ng/mL. Os dois muito baixos. Tenho asma controlada com Singulair , Fluir, Oximax mas sempre tenho tosse. e secrecao. Faco exercicios diariamente como: musculacao, aerobicos variados, corro na areia mas fico muito cansada, e as vezes muitas caimbras a noite. Sinto os musculos fracos mesmo pegando peso. Sou magra e como bem saudavel. Tambem uso medicacao para hipertensao desde 26 anos e nunca tive problemas de coracao . Tomo tambem remedio para ansiedade. Minha cardiologista recomendou tomar o DHEA, mas a ginecologista disse que nao devo tomar. Fiquei com medo e como ja temo muitos remedios nao comprei. Gostaria de uma opiniao sua. Muito obrigasda.

  65. Bom dia Dr. , o senhor atende pela unimed ?

    Tenho 26 anos cansaço excessivo já fui no endócrino ele só passou exames de testosterona total, cortizol, tsh e mais uns 2 hormonais deu tudo normal e ele disse pra mim descansar e fazer atividades físicas que ia melhorar, só que isso eu sempre fiz, acho que ele deveria ter solicitado mais exames pois não custa nada.

    Obs: já fiz o uso de anabolizante indiscriminado há mais de 5 anos, relatei ao médico, na minha opinião mais um motivo para ter investigado melhor.

  66. Tenho 50 anos, uso DIU mirena, exforge 360 para pressão e tenho o colesterol alto. Me sinto muito cansada e sonolenta. Gostaria de melhorar o cognitivo. Teria alguma contraindicação tomar polivitaminico que contenha DHEA em sua composição?

  67. Olá Dr. Fiz exames hormonais pq ano passado fiquei 3 meses sem menstruar, porém em Janeiro voltou e está bem regular. Todos os exames deram ótimos menos o sdhea, esse deu 550, fui pesquisar e vi que pode ser um tumor nas glândulas adrenais, estou desesperada. Gostaria de saber se pode ter outros motivos para estar alto, e a única coisa q sinto é queda de cabelo, o q já tive no passado e parou soZinho. Obrigada pela atenção.

  68. Doutor, fiz exame de testo livre e deu x, biodisponível deu x, livre deu x, shbg deu x. Tenho 36 anos (homem), pratico atividades físicas diárias (2 x/dia – musculação e arte marcial). Me disseram que suplementando DHEA, diminuiria o SHBG e consequentemente aumentaria a testo livre, que, apesar de dentro dos parâmetros normais, está baixo. Disseram ainda, que se tomar Sal Palmetto, evitaria problemas na conversão em DHT (pela interação com a enzima 5HalfaRedu…). Isso é verdade? existe algum fitoterápico conhecido para evitar a aromatização (evitar ginecomastia)? Grato pelos esclarecimentos.

  69. Olá Dr. Roberto
    Gostaria de saber qual tipo é indicado para uso em mulheres o 7-keto ou o DHEA ?
    Quais formas e vias de suplementação existente no mercado e se encontra aqui no Brasil outra forma que não seja a via oral ?
    Ouvir dizer que existe uma dosagem máxima para a prescrição em mulheres e que elas não devem utilizar todos os dia é verdade ?
    No aguardo…

  70. DR. Meu urologista pediu um exame de sangue por nome DEHI e o resultado deu 1,2 ng/ml
    está normal ?? tenho 64 anos e sou praticamente sedentário, pois não corro, não ando e muito
    menos faço qualquer atividade física que me impede por ter artrose de quadril.

    agradeço sua atenção em uma resposta o mais breve possível.

    att

    Jose Roberto de Souza

  71. Dr. Roberto, estava usando DHEA de 50 mg. Ussei por duas semanas. Sofri um AVC isquêmico. Você acha que o uso pode ter tido influência no ocorrido? Obrigado!!

      1. Dr Roberto, 3 meses de testosterona gel 5%, de 288 foi para 495 meu fibrinogênio… Existe alguma relação? Devo me preocupar? Obrigada

  72. Boa noite. Após uso de dhea nem 10 comprimidos de 25mg reparei grande queda de cabelo e pequena falha frontal sou mulher e tenho 41 anos parei de tomar tem como reverter?
    Solicito contato urgente pois não consigo contato com médico que indicou.

  73. Olá, tenho 25 anos e ja faz um ano que minha prolactina esta entre 26 e 30 ng/ml…o normal seria abaixo de 23,3.
    Alem disso recentemente fiz exame de dheas e esta baixo, esta em 127,6 mcg/dl (deveria estar entre 160 e 449).
    Ando tendo crises de labirintite, tontura constante…sera q tem algum sentido na parte hormonal?
    A baixa desse hormonio deveria me preocupar?

  74. Boa noite, já tive trombose mesmo assim há muitos anos atras um medico me indicou o uso de DHEA gostaria de saber se o uso do DHEA complica pra quem
    já teve trombose, estou com 56 anos

  75. Boa noite. Tomei 50mg de DHEA por alguns dias e me senti ótimo, sem cansaço, mais bem disposto e com mais velocidade de raciocínio. Entretanto, fiquei muito inchado e minha pressão subiu muito! Esses efeitos são esperados? Estou obeso e queria continuar com o DHEA, mas o cardiologista desaconselhou. Gostaria de uma opinião sobre esses efeitos do DHEA, se procedem ou se pode ser outro fator que causou o inchaço e a hipertensão. Obrigado.

  76. Boa noite dr. Tenho 33 anos e fui diagnosticado com ansiedade , tomo tolrest 50mg,minha twstosterona estava abaixo de 300 , depois q comecei com tolrest subiu para 450,so meu libido esta muito baixo,o dhea pode me ajudar em relacao a esse problema?

  77. Boa noite Dr minha médica me passou dhea 50 mg 1 vez ao dia .
    Estou tomando a 15 dias
    Estou tendo dores abdominais na região do figado fiz exames de tgo, tgp e bilirrubinas e está normal , também tive tonturas sera que é normal esses efeitos colaterais

  78. Boa tarde Dr,
    Meu dermatologista receitou espironolactona 100mg para oleosidade da pele.
    Estou tomando Dhea 50mg a uma semana (fadiga adrenal). Poderia manter os dois medicamentos?
    No aguardo, obrigada!

  79. Boa tarde, no meu exame deu nível de testosterona baixa, tomo anticoncepcional já mais de 15 anos, meu médico sugeriu tomar Dhea, qual dosagem e por quanto tempo seria bom? 25mg? 1 ano ou menos? Obrigada

  80. Olá Dr Roberto , primeiramente parabéns pelo seu trabalho.
    O meu SDHEA deu 51 micog/dL é minha progesterona 0,1 ng/ml.
    Exame colhido no 7 dia do ciclo menstrual. Tenho 40 anos e diagnóstico de endometriose profunda.
    Fiz uma bateria de outros exames mas todos deram dentro dos valores de referência para minha idade.
    Estaria eu em processo franco de menopausa ?
    Como fazer para elevar meu SDHEA naturalmente ?

  81. Dr muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Tenho indicação de uso de Dhea. Em busca de uma marca importada de procedências fui informada do Dhea da Life Extension. O SR. tem algum conhecimento a respeito desta marca? Att Márcia

      1. Mas se o normal é o DHEA é até 11 o senhor diz que 493 é tranquilo excelente não é doença sendo que a pessoa não suplementa? Mulheres: 0,2 a 11,0 ng/mL … DEHIDROEPIANDROSTERONA deu 150 ng/ml.. o que acha doutor

  82. Dr. Ótima explicação! Obrigada!
    Tenho 42 anos e me receitaram 50mg ao dia.. mas tenho ovário policístico, meu DHEA é 207 ng/ml, trato queda de cabelo e já tive trombose ha 2 anos devido ao anticoncepcional (q não uso mais), fiquei com medo de dar início ao tratamento.. o Sr. acha essa dosagem arriscada?
    Abraços!

  83. Ola dr ,eu usei hidrocortisona estava com cortisol um pouco baixo na saliva e bem baixo no sangue tomei a hidro e me senti muito pior mais cansada o meu dhea estava baixo tbm sera que posso fazer a reposição neste caso ?? Vc sabe pq ocorreu isso

  84. tenho 40 anos meus sdhea deu 1.3 .esta muito baixo ? nao tomo anticoncepcional . tenho hipo subclinico dificuldades de perder peso, ferritina com dificuldades de aumentar. 25 mg de dhea é pouco?

  85. Olá dr, tenho 18 anos
    meu dhea está 30
    dheas, testosterona e tireoide estão normais
    sofro com acne e queda de cabelo
    pode ser alopecia androgenetica ?
    o que devo fazer ?

  86. Olá Dr.
    poderias me dizer quais exames específicos preciso fazer para ver se posso tomar o DHEA?
    Te peço esse auxílio, pois alguns médicos da rede pública de saúde não estão muito interessados no assunto. Então gostaria de saber o que preciso pedir, para saber argumentar também! Obrigado

  87. Boa noite Dr.!
    Sou homem tenho 37 anos, meus exames relataram 258,9 ug/dL no sulfato DHEA e 286,0 ng/dL de testosterona . Esse valor é muito baixo para minha idade?
    Tenho sofrido problemas com ansiedade e exaustão!! Espero que possa me dar um norte, pois aqui na minha cidade os médicos parecem nem conhecer sobre esse assunto.

  88. Dr. Parabéns pelo excelente trabalho, sou mulher. Tenho 41 anos, meu SDHEA SULFATO deu 145 ug/dl, Testosterona total 22ng/dl, me sinto extremamente cansada e sonolenta. O Dr acha que os valores estão baixos? Abraços

  89. Boa tarde Dr Roberto.Tenho 59 anos e fiz um exame de sangue onde o SDHEA deu 211,33. Tomar zinco ajudaria normalizar esse nível? Qual seria a causa? Estou sob forte estress. Desde já agradeço pela atenção.

  90. Aparecida
    Olá Dr. Roberto
    Tenho 71 anos, e faço uso de Levoid 25mg; Tem dias que sinto muita moleza, cansaço, indisposição geral;
    Posso tomar DHEA 50mg, tendo hipotiroidismo?

  91. Doutor, meu DHEA deu 16,9 e o máximo no valor referencial é de 9,2.

    Tenho 37 anos, Faço um tratamento a base de vitamina d, omega 3, colina e magnésio que tomo todos os dias faz 5 meses.

    Malho com personal regularmente e ganhei 20kg de músculos nos últimos dois meses e reduzi a gordura de 20% para 14%.

    Não tenho acne, queda de cabelos e afins.

    O que poderia ser esse número tão acima da média? A internet só fala coisas como cancer, tumor etc!

  92. com 54 anos, SDHEA deu 217. Parece normal, mas como comprei DHEA 25, poderia tomar meia dose pouco tempo? Apareceu também no resultado um tal Tanner diversos estágios, 1 a 5.
    O que seria???

  93. Bom dia Dr. Tenho 27 anos, SOP e sofri um aborto retido a menos de 20 dias. O médico que fui passou esse exame de DHEA que tem bem baixo apenas 15,1. Devo me preocupar com esse valor baixo, já que a referência que consta no exame eh de 98,8 a 340. O meu SDHEA foi de 272,5.

  94. Boa noite, Dr! Tenho 31 anos e meu exame SDHEA é de 16,1. Recebi o resultado hoje e vi que muitos dos sintomas eu apresento. Nesse caso é aconselhável fazer reposição com DHEA?? Qual a composição exata do medicamento (hormônios específicos)?? Obrigada!

  95. Olá doutor, parabéns pelo trabalho! Tenho 42 anos e desde os 40 doso SDHEA. Com 40 o nível era de 37,3 e com 41 baixou para 22,9. Hoje com 42 me sinto mais envelhecida que o normal para minha idade e pelo meu estilo de vida saudável. Faço uso do Diane 35 desde os 18 anos. O anticoncepcional tomado por logos períodos pode ter diminuído o SDHEA? Parei o anticoncepcional e estou tomando DHEA 25mg da BIOVEA a duas semanas. Qual o tempo minino para os níveis de SDHEA começarem a subir e se a marca é confiável? Obrigada!

    1. O uso de alguns anticoncepcionais hormonais (com exceção do DIU MIRENA) bloqueiam a produção de DHEA de forma indefinida. A dose é individualizada conforme queixas e nível laboratorial de SDHEA.
      Esta é uma boa marca, imagino que suba seu nível de DHEA em pouco tempo. Recomendo refazer exames com 3 a 4 meses de uso.

  96. Boa tarde doutro. Em primeiro lugar parabens pela iniciativa em ajudar tantas pessoas. Bem, o meu dhea deu 8,9 ng/mL com valor de referencia de 1,7 a 6,1 ng/mL. Tenho problemas com queda de cabelo, de sobrancelha, de barba e pelos do braço. Voce acha q pode ter alguma relacao e q eu deva procurar um endocrinologista? Ah, estou sendo atendido por um nutricionista, ele manipulou alguns suplementos e junto colocou a espironolactona de 100mg. Desde ja agradeço.

  97. Boa tarde!
    Queria saber se está normal o resultado de sulfato de dehidroepiandrosterona /resultado de 1,8mcg/ dl
    E androstenediona / 0,71ng/ml
    Sinto muita fraqueza dores no corpo,formigamento,mal estar na cabeça,desânimo,tenho 54 anos .

  98. Boa tarde doutor, tenho SOP e o meu SDHEA em exames ja ultrapassou 800ug. Sofro de hirsutismo e alopécia, vi em muitos comentaeios q SDHEA elevado é bom, mas no meu caso eu deveria procurar abaixar?

  99. Olá Dr Roberto!
    Gostaria de saber se, tanto a pregnenolona como o DHEA, não aumentam a testosterona nem em homens nem em mulheres?
    Poderão ser tomadas juntas?
    Via oral só se aproveita 20% da dose ingerida devido á metabolização e síntese no fígado?
    Um excelente trabalho que o senhor executa e com grandes conhecimentos!
    Aguardo a sua resposta
    Obrigado

    1. Pregnenolona não eleva testo
      Dhea aumenta em mulheres apenas – mas não espere muita coisa
      Em homem conforme a dose , pode elevar estradiol
      Esta biodisponibilidade é variavel, a maioria apresenta elevação substancial do S-DHEA usando doses de 20 a a 100mg / dia conforme nível prévio deste hormonio no sangue
      Feliz em ajudar

      fORTE ABRAÇO

  100. Olá Dr, estou em tratamento para Fiv meus exames hormonais estão todos ok, colesterol etc….meu exame dhea 143, tenho 36 anos, está na faixa para minha idade? A gineco prescreveu para melhorar a qualidade celular dos óvulos

  101. Olá dr. Roberto! Tenho 32 anos e meu exame S-DHEA deu 61, e o cortisol manhã 0,397 / Tarde 0,054 / noite 0,089. A médica prescreveu suplementação de DHEA 25, mas andei lendo que pode baixar os níveis de cortisol, é isso? E meus níveis de DHEA e CORTISOL estão realmente baixos? Sinto muita fadiga.

  102. Boa noite.
    Olá dr. Roberto! Admiro seu trabalho e seu respeito pelos seus seguidores.
    Tenho 52 anos e meu exame DHEA deu 2,70, e o cortisol salivar manhã 7,3 / Cortisol sangue 08:00h 18,9 mcg/dL, Testosterona Total 843 ng/dL, Testosterona Livre Calculada 65,1 nmol, insulina 2,6 micro UI/mL, peso 62 kg (não engordo nem com reza rs) com 1,79 m.
    Meus níveis de DHEA e CORTISOL podem influenciar na fadiga que sinto? E estes níveis de Testosterona com esse DHEa pode influenciar em que nessta idade, seria bom procurar um endocrinologista para fazer suplementação de DHEA?

    1. Feliz em saber João
      é esperado o Dhea estar baixo nesta idade o que pode impactar na energia,porém o dosagem de dhea é obsoleta, deve-se dosar SDHEA para saber o nível deste hormonio corretamente
      A endocrino tradicional não irá repor este hormonio se baixo, pesquise a linha de trabalho do médico antes de consultar
      Quanto ao peso, tem a ver com sensibilidade a insulina te imprimindo uma biotipo de ectomorfo. Tem artigo sobre o assunto
      para responder melhor sobre fadiga,necessitaria de uma consulta

    1. Pregnenolona é o primeiro esteróide formado a partir do colesterol com ações mais cerebrais. Já o dhea está mais abaixo na cadeia esteroidal e tem inúmeras funçÕes como pode ver no artigo
      Pregno não vira DHEA, nem adiantar tomar achando que vai subir Dhea, mais fácil virar progesterona.

  103. Caro Dr.Roberto,

    Tenho 37 anos e meu exame de SDHEA está com 199 mcg/dL (referência 31-40 / 106-464). Posso suplementar DHEA 25mg sem correr riscos? Após em mês farei outro exame para ter uma noção.

    Muito obrigado!

  104. Dr. Fiz um exame de Sulfato de dehidroepiandrosterona, Tenho 21 anos, a media para minha idade é de 51 a 321, em meu exame deu 441, tenho o fator anti nucleo reagente em meu organismos, esta quantidade é ruim?

  105. Boa noite Dr. Roberto, tenho 37 anos e meu exame Dhea está baixo, devo fazer quais outros exames pra descobrir o motivo da alteração? Posso repor que dose diária.

  106. Boa tarde Doutor.

    Existe alguma diferença significativa entre medir hormônios por meio de exames de sangue e exames da saliva? Exames de saliva seriam mais eficazes e precisos?

  107. Bom dia, Dr.!
    Ontem eu assisti um vídeo do Dr. Ícaro sobre o DHEA, o Dr. Ícaro falou sobre seu seu excelente trabalho com modulação hormonal…
    Sendo assim, vim ao seu site e encontrei excelentes conteúdos. 👏🏻👏🏻

    Gostaria de lhe fazer uma pergunta:
    Se no homem o DHEA se converte em menor quantidade em testosterona em comparação com a mulher, o risco de ginecomastia não seria muito grande?

    Desde já agradeço vossa atenção!

  108. Olá Dr. Roberto! Tenho uma dúvida: o DHEA (uso oral – 25mg) pode ser usado juntamente com a testosterona (bioidentica em creme – 2mg)? Meu médico me passou os dois. Fiquei na dúvida, pois se o DHEA aumenta a testosterona, por que usar a testosterona na pele?

  109. Olá Dr. como vai, espero que esteja bem. Tenho 39 anos e fui diagnosticado com hipogonadismo primário. Meus exames de hormônios deram SDHEA 314 µg/dL e Testosterona Total 374 ng/dL.

    Estriol, Estrona, Prolactina, Cortisol Salivar, Androstenediona, SHBG, Estradiol, FSH, LH – Todos Normais.

    Minha pergunta: Apesar da hipofunção testicular diagnosticada, meus hormônios aparentemente estão normais, mas estou com problemas na Espermatogênese, com azoospermia em cada exame. Existe a possibilidade de mesmo com os hormônios em conformidade, haver prejuízo da fertilidade pelo hipogonadismo primário? Obrigado e sucesso na trajetória.

  110. Boa tarde Dr!

    Qual dosagem boa de DHEA seria interessante constar no exame, tenho 51 anos.
    Caso a minha dosagem no exame esteja dentro dos padroes,algum problema em consumir DHEA de 5omg para manter uma melhor qualidade de vida

  111. Boa tarde Dr, gostaria de saber o seguinte se o Dr puder me ajudar, um amigo me indicou este Dhea, estou c 52 anos
    Ele me falou que o Dhea é bom pra várias coisas
    Daí procurei na Net tem vários tipos de Dhea 50 mg
    Não sei quem comprar tipo digo frascos diferentes

  112. Dr qual nível ideal de testo para mulher???

    A propósito meu sdhea deu 31,0 e minha endócrino não passou nada. Disse que estava normal. Mas sei que não está pq tenho queda de cabelo, acne, sintomas altíssimo de TPM e dificuldade para emagrecer. Tomei anticoncepcional durante 13 anos e há 6 meses eu parei de tomar. Pensando em mudar de endócrino.

      1. Olá Dr Roberto,
        Muito importante seu site.
        Gostaria de saber, se Dhea estimula produção de GH? Já que aumenta IGF-1.
        E, se teria alguma contribuição para o tratamento de osteoartrite?
        Obrigado.

  113. Pois e, Dr Roberto

    Minha testo total esta em 18,89
    Prolactina 9,3
    Androstenediona 1,31
    Sdeah 31
    Alguma hidroxi progesterona 53
    Lh 8,06

    A endócrino passou apenas o olistat e o remédio para o colesterol que não estava abaixando mesmo com dieta.
    Esta osso aguentar esses sintomas todos juntos e ainda libido zero, sem poder fazer nada. Por isso penso em buscar outro profissional. Tenho 33 anos,

    Desde já agradeço a atenção que o senhor tem com seus leitores.

    1. Dr. tenho 44 anos, e meu exame de Sulfato dehidroepiandrosterona deu 47mcg/DL e no exame p minha idade diz q tem q estar abaixo de 41.
      Foram dosadas testosterona e todos deram normais.
      LH, FSH e estradiol normais TB .
      Isso tem algum perigo, li sobre câncer se supra renal, algo assim.
      Fiquei super preocupada!

  114. Olá Dr Roberto. Tenho endometriose com sintomas muito dolorosos. Apresento todos estes sintomas de fadiga, falta de libido e outros.
    Posso usar Dhea sem piorar a dor?
    Obrigada e parabens pela competenciaa e por nao repetir o que todos os medicos fazem.

  115. Olá De. Roberto, primeiramente parabenizo pelo excelente trabalho e predisposição ao tirar dúvidas de todos. Tenho 28 anos. Recentemente, realizei um exame de tomografia e decobri um nodulo na suprarenal medindo 10mm x 7 mm. Ao comparecer ao endocrino, foi pedido diversos exames. Todos estão de acordo com as margens estabelecidas pelo laboratório. Porém, SDHEA deu 569 ud/dl sendo o máximo 449 ug/dl. Fiquei preocupado com a possibilidade de tumor que esteja afetando. A epoca do exame, fazia uso de Exodus (ansiolítico). Não consegui marcar a volta no endocrino para agora! Estou bastante nervoso com a situação!

  116. Dr Robero minha filha tem 17 anos. Começou tratamento para Sop c satnglit, espirolactona e glifage em junho. Os hormônios só aumentaram:
    Prolacrina 34
    Dheas 840
    Testosterona 76
    Apavorada aqui com a possibilidade de tumor adrenal.
    Próximo passo tomografia?

  117. Desde quando comecei a tomar o dhea, eu que tinha sono de “Bela adormecida” agora já não durmo mais, só isso de negativo, no restante o dhea mudou minha vida para melhor, até me curar de doencas auto imunes me curei.

  118. Bom dia.
    Tudo bem?
    Tenho 41 anos e fiz exames de rotina e o SDHEA deu 4,5 ug/dl.
    É perigoso? Tem algum alimento que ajuda aumentar este hormônio?
    A vitamina D deu baixa tb, 16.
    Anos atrás, fiz exame de testosterona e o total deu baixo também. 18.

    Obrigada.
    Giselle.

    1. Ou usou pílula por muito tempo ou tinha usado algum tipo de corticóide antes do exame.
      Não existe alimento que aumente DHEA, apenas sua reposição conforme indicação médica
      Como 50 % da testosterona em mulheres vem do SDHEA, a testosterona tenderá a ser baixa também
      Problemas? Tem que relacionar com quadro clínico mas este nível de D merece tratamento

  119. Olá doctor meu sdhea deu 535 ug, a genicologista disse que deu bem alto porém é contraditório do que eu leio aqui. Queria sua opinião, está alto ??? Tenho 24 anos

      1. Mas essa elevação do sdhea está 535ug para 24 anos tem algum perigo? Não tenho virilizacao, apenas algumas acne e hisurtismo nos braços. Menstruação até então no máximo 35 dias do ciclo

  120. Boa noite, parabéns pelo trabalho.
    Gostaria de saber, ele aromatiza? Poderia tomar junto um arimidex ou tamoxifeno?

    Se ele produz hormônios femininos em homens, pq o senhor suplementa todo dia?

    Seria interessante tomar junto a uma finsasterida por exemplo, para evitar feminilização em homens?

    Obirgado

  121. Boa tarde, tenho hipotireoidismo e SOP, faço tratamento para ambos há anos (levotiroxina sódica 75mcg e yasmin), além de tratar obesidade com medicação (topiramato e bupropiona). Meu estradiol, DHEA e testosterona estão baixíssimos e vai demorar meu retorno ao médico. Devo me preocupar?

  122. Boa tarde Dr.

    Semana passada fiz um exame chamado DEHIDROEPIANDROSTERONA, REGIONAIS, SORO. Método cromatografia líquida / espectrometria de massas em tandem.
    O resultado deu 77 nh/dl.
    Esse seria o exame correto para dosar corretamente o DHEA?

    Muito obrigado.

  123. Tenho TOC e Depressão. Tomo Pristiq 100, Arpejo 5 gotas, Remeron 45 e Rivotril 2 mg SOS.
    Minha Terapeuta indicou Dhea e estou tomando 50 mg diarias devido a Cortisol baixo. Tem problema? Interage c antidepressivos e estabilizadores de humor ou é balela de internet?
    Tomar Dhea 50 mg pode dar Ginecomastia(já operei) pode voltar?

  124. Boa tarde , eu tenho 41 anos, estava com sintomas de cansaço e irritabilidade. Minha médica receitou 60mg diaria de pasterona , mais progesterona e testosterona. Ocorre que 3 semanas após tomar a pratseona e usar os geis de testosterona e progesterona, passei a ter caloroes diários, especialmente a noite e dormir muito mal. Parei há 1 semana de tomar tudo, mas os sintomas continuam.
    Sendo q antes de tomar os hormônios eu não tinha nenhum indício de Menopausa.
    Estou muito preocupada com isso. O uso da prasterona pode causar esse efeito? Volta ao normal com quanto tempo?
    Agradeço desde já.

    1. Não é comum e não acredito ser menopausa e sim uma resposta inicial intensa do seu metabolismo ao tratamento que te gerou insônia e aumento de temperatura corporal
      Tende a normalizar como tempo de uso de ajuste de doses ( ou eventualmente até suspensão do mesmo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidAs

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Posts recentes

Siga