Cortisol e Insulina na Queima de Gordura.

 


CORTISOL, SAÚDE  E QUEIMA DE GORDURA.

Muitas pessoas vêem o cortisol  como hormônios do “mal” que causa apenas armazenamento de gordura e outras coisas ruins para a saúde

Na verdade, ele não é  sendo necessário para uma boa saúde, boa condição física e perda de gordura.

Ele podem  se tornar destrutivo, sob certas circunstâncias, especificamente quando está  cronicamente elevado ou continuamente suprimido (diminuído).

Cortisol baixo pode causar fadiga crônica, compulsão alimentar e dores crônicas tendo em vista ser um hormônio anti- inflamatório. Já o cortisol muito elevado , também pode ser deletérios para a boa saúde.


O cortisol promove tanto o armazenamento quanto liberação de gordura

Causa o armazenamento de gordura, porque como a insulina, ele aumenta a atividade da principal enzima de armazenamento de gordura, a Lipase lipoproteica (LPL, do inglês, Lipoprotein Lipase).

Causa a queima de gordura, porque aumenta a atividade da principal enzima na queima de gordura, a lipase sensível a hormônio (HSL, do inglês, Hormone-sensitive Lipase).

É bom salientar que a principal enzima na queima de gordura em nosso corpo é chamada de lipase sensível a HORMÔNIO e não de lipase sensível à CALORIA.

Isto já dá uma dica de que ambos, calorias e hormônios são importantes na perda de gordura e não apenas calorias como sempre escutamos.

Lipase sensível a hormônio (HSL)  é melhor descrita como uma enzima de liberação de gordura do que uma enzima de queima de gordura.

Isto porque a gordura liberada ainda precisará ser queimada em outro lugar no corpo, de outro modo corre o risco de ser novamente armazenada.

lipase hormonio sensível

 


Estresse e ganho de gordura.

Em resposta ao estresse, algumas pessoas perdem enquanto outras ganham peso.

Acredita-se que a perde de peso se deva ao aumento da ativação beta-adrenérgica, o principal mecanismo de queima de gordura do corpo.

Já o estresse  cursando com cortisol cronicamente elevado,  combinado  a ingestão de açúcares, farinha de trigo refinada e gordura hidrogenada ( INSULINA ELEVADA) liberam o neurotransmissor simpático, o neuropeptídeo Y (NPY)  e a expressão de Y2Rs na gordura visceral, aumentando seu crescimento em 2 semanas.

Após 3 meses, isso resulta em sintomas metabólicos semelhantes à síndrome com obesidade abdominal, inflamação, alterações no colesterol, elevação da insulina, intolerância à glicose , esteatose hepática ( gordura no fígado) e hipertensão.


Os hormônios são como pessoas e se comportam de forma diferente dependendo de com quem eles estão associados.

Quando o cortisol é associado com a insulina, é mais provável que s cause o armazenamento de gordura.

A insulina e cortisol juntos aumentam a Lipase lipoproteica (LPL)  muito mais do que qualquer um sozinho, e a insulina ainda suprime a ação do cortisol na lipase sensível a hormônio (HSL)

Isto significa que a insulina acentua o efeito LPL do cortisol e amortece o seu efeito HSL aumentando o armazenamento de gordura, ao mesmo tempo que diminui a sua libertação.

O que é estilo de vida low carb?

 


Quando o cortisol é associado com HGH (Hormônio de Crescimento Humano), catecolaminas (adrenalina e noradrenalina), e níveis mais baixos de insulina, atua favorecendo a queima de gordura.

Isso ocorre porque esses hormônios em combinação aumentam a velocidade de liberação da gordura e elevam a sua queima.

“Este estado de cortisol elevado com HGH e catecolaminas, juntamente com baixa insulina, é extremamente benéfico para a perda de gordura.”

Este estado ocorre em jejum de curto prazo e exercício de alta intensidade e curta duração.

É por isso que, jejuns curtos durante a noite ou jejuns de dia (12-24 horas), e exercícios de alta intensidade e curta duração (20 minutos de treinamento de corrida) são muito benéficos para muitos, em seus objetivos de perda de gordura.

Reduzir o cortisol durante o exercício não é sábio, mas suprimi-lo após o exercício pode ajudar no equilíbrio catabólico-anabólico no corpo.

Comer logo após o exercício, fazer atividade relaxante após movimento intenso, e o uso de suplementos como BCAA e/ou proteína de soro funcionam melhor juntas para alcançar o efeito desejado.


O cortisol está intimamente relacionado com a função da tireóide.

Cortisol é necessário para sensibilizar os receptores da tiróide ao hormônio tireoidiano. Portanto, cortisol  insuficiente , atrapalha sinalização normal da tireóide levando a hipotireoidismo.

Altos níveis de cortisol diminuem a conversão de tiroxina (T4) a triiodotironina (T3) e aumenta os níveis de hormônio da tireóide reversa (rT3). Juntos, isso significa menor a função da tireóide e hipotireoidismo.

Para a função tireoidiana ideal depende de um nível equilibrado de cortisol


Aumentam o cortisol – ISTO NÃO É NECESSARIAMENTE  RUIM!

  • Exercício de alta intensidade e de curta duração.
  • Exercício de moderada intensidade e de longa duração.
  • Pular refeições pode aumentar o cortisol. Na alimentação, o que se acredita é que seja uma resposta imunitária protetora. No caso de falta de refeições, ele é liberado para ajudar liberação de gordura e açúcar. O grau de tais respostas é variável de pessoa para pessoa. No jejum intermitente temos elevação de cortisol com diminuição de insulina e elevação de hormônio do crescimento o que favorece queima de gordura e manutenção da  massa muscular.
  • Privação do sono, estresse de curto prazo
  • As respostas imunes de infecção ou inflamação podem causar altos níveis de cortisol.
  • A raiz de alcaçuz ou Licorice aumenta a meia-vida de cortisol no organismo e é frequentemente usada por médicos alternativos em pessoas com baixas reservas de cortisol.
  • Bebidas alcoólicas –  causa hipoglicemia e consequentemente elevação de cortisol caso o indivíduo não se alimente
  • Café
  • Vitamina B5

Reduzem o cortisol  

  • Caminhada por lazer, não andando por andar. (Especialmente na floresta).
  • O sono, cochilos e massagem.
  • Descanso, relaxamento e riso.
  • Meditação, tai chi, yoga restauradora/alongamento (não a power yoga).
  • Afeição física, o tempo com os entes queridos e animais de estimação.
  • Sauna, banhos quentes, e terapias de spa.
  • Comer. Tudo o que eleva a insulina irá suprimir o cortisol em algum grau. Por isso os alimentos ricos em amido e alimentos ricos em proteínas pode m diminuir o cortisol
  • Proteína Whey e suplementos de BCAA

Suplementos que modulam o cortisol

  • Ginsengs: Ginseng Asiático (Panax), ginseng siberiano (Eleutherococcus)
  • Rhodiola Rosea
  • Cordyceps sinensis
  • Ashwagandha (ginseng indiano)
  • Chás GABAérgicos de ervas (erva-cidreira, maracujá, valeriana, camomila, calota craniana, Yogi da Bedtime Tea).
  • Relora (um complexo de extratos específicos de Phellodendron amurense e de Magnolia officinalis, utilizado para regular os níveis de cortisol).
  • Holy Basil


Hormônios que diminuem o cortisol. 

  • Hormônios da tireóide: Tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).
  • Hormônio do crescimento
  • Dhea e 7 keto Dhea
  • Melatonina
  • Estanozolol e oxandrolona

Pacientes com insuficiência adrenal podem ter problemas caso usem por conta própria estes hormônios


Dosagem do cortisol

  • Pode ser  avaliado através da saliva, de modo a captar o hormônio livre e capturar o seu ritmo circadiano natural
  • A dosagem no sangue deve ser próxima ao horário de acordar não passando mais de 1 hora
  • Pode se fazer a curva de cortisol na saliva com 3 a 4 dosagens ao longo do dia. A resposta natural é elevado pela manha e diminuído a noite
  • Inversão nesta curva pode indicar fadiga ( cansaço) crônica com  hipocortisolemia (CARTISOL BAIXO NO SANGUE)   principalmente se tivermos sintomas como fadiga matinal persistente pela manha com melhora da energia a noite
  • Caso o cortisol esteja abaixo do valor de referência , deve – se dosar ACTH e o teste de estímulo de  cortisol com ACTH ou insulina
  • Caso haja  hipercortisolemia ( CORTISOL ALTO NO SANGUE)  , deve fazer o teste de supressão com dexametasona  ( corticóide oral) noturna

A importância da enzima 1-Beta hidroxiesteróide desidrogenase tipo 1 (11-beta-HSD1) na formação da massa de gordura

A 11-Beta hidroxiesteróide desidrogenase tipo 1 (11-beta-HSD1) é uma enzima presente no tecido adiposo ( células de gordura) e outras células que convertem cortisona inativa em cortisol ativo. Isto é importante, porque significa que o tecido adiposo pode produzir o seu próprio cortisol e favorecer o aumento da massa de gordura independente do nível de cortisol no sangue

Por causa da ação da 11-beta HSD-1 , os indivíduos podem estar sofrendo os efeitos de níveis elevados de cortisol em áreas locais, tendo perfis hormonais normais de cortisol.

Embora os níveis plasmáticos de  corticóides não estejam elevados na obesidade, observa-se desregulação do 11beta-HSD1 com atividade diminuída no fígado e atividade aumentada no tecido adiposo.

Polimorfismos no gene 11beta-HSD1 também estão associados a componentes da síndrome metabólica.

A inibição dessa enzima parece ser uma opção atraente para o tratamento de doenças metabólicas. Inibidores seletivos 11beta-HSD1 em roedores causam perda de peso, melhoram a sensibilidade à insulina e retardam a progressão de doenças cardiovasculares.

A curcumina é um potente inibidor de HSD-1 em modelos animais, e é usada na clínica de efeito metabólico, em obesidade e gordura da barriga clinicamente resistente

 


VEJA ESTE  VÍDEO COMIGO SORBE ESTE ASSUNTO:


  1. J Clin Endocrinol Metab. 1994 Sep;79(3):820-5.
    The effects of cortisol on the regulation of lipoprotein lipase activity in human adipose tissue.
    Ottosson M1, Vikman-Adolfsson K, Enerbäck S, Olivecrona G, Björntorp P.
  2. J Clin Endocrinol Metab. 1995 Mar;80(3):936-41.
    Growth hormone inhibits lipoprotein lipase activity in human adipose tissue.
    Ottosson M1, Vikman-Adolfsson K, Enerbäck S, Elander A, Björntorp P, Edén S.
  3. J Clin Invest. 1993 Nov;92(5):2191-8.Lipoprotein lipase regulation by insulin and glucocorticoid in subcutaneous and omental adipose tissues of obese women and men.Fried SK1, Russell CD, Grauso NL, Brolin RE.
  4. Chronic Stress, Combined with a High-Fat/High-Sugar Diet, Shifts Sympathetic Signaling toward Neuropeptide Y and Leads to Obesity and the Metabolic Syndrome
    Lydia E. Kuo,a Magdalena Czarnecka,a Joanna B. Kitlinska,a Jason U. Tilan,a Richard Kvetňanský,b and Zofia Zukowskaa
  5. Mol Cell Endocrinol. 2010 Mar 25;316(2):154-64. doi: 10.1016/j.mce.2009.09.024. Epub 2009 Oct 3.
    Obesity and corticosteroids: 11beta-hydroxysteroid type 1 as a cause and therapeutic target in metabolic disease.
  6. Nat Med. 2007 Jul;13(7):803-11. Epub 2007 Jul 1.
    Neuropeptide Y acts directly in the periphery on fat tissue and mediates stress-induced obesity and metabolic syndrome.
    Kuo LE1,
  7. Am J Physiol. 1992 May;262(5 Pt 1):E695-9.
    Effects of insulin and dexamethasone on lipoprotein lipase in human adipose tissue.
    Appel B1, Fried SK.
  8. Minerva Endocrinol. 2007 Sep;32(3):141-59.
    Glucocorticoids and 11beta-hydroxysteroid dehydrogenase type 1 in obesity and the metabolic syndrome.
    Stimson RH1, Walker BR.
  9. Curcumin as a Potent and Selective Inhibitor of 11β-Hydroxysteroid Dehydrogenase 1: Improving Lipid Profiles in High-Fat-Diet-Treated Rats
    Guo-Xin Hu
  10. Tulsi – Ocimum sanctum: A herb for all reasons Marc Maurice Cohen

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

94 respostas

  1. PARABÉNS! ótimo post.
    Eu fiz o exame dr. Para medir o nivel de cortisol, porém, através do sangue e pela manhã. Confiável?
    Aproveitando o ensejo: O sr. É tesao. Com todo respeito,claro!

      1. Boa tarde Dr. Roberto, esses adaptógenos podem elevar a pressão arterial ou desencadear uma crise de pânico?
        Obrigada e parabéns pelo artigo!

  2. Parabéns por dividir informações tão preciosas e atualizadas para todos. Fiz um tratamento com Hormônios Bioidênticos devido a uma testosterona em níveis não desejados e dificuldade de ereção e libido , porém após sentir muito formigamento nas mãos , câimbras , e sensação de Escalpo repuxando solicitei ao medico novos exames e meu cortisol estava quase zero. O mesmo suspendeu os hormônios e recomendou alimentação balanceada. Todos os exames foram no sangue. O ideal seria uma reposição de hidrocortisona mais hormônios ? Tenho interesse em procurar o Sr em breve. Grande abraço.Desde já obrigado.

    1. Pode ser fadiga adrenal sim mas um nível tão baixo me leva a pensar que fez uso prévio de algum corticóide potente antes da coleta do exame, o que suprimiu ACTH e abaixou a produção de cortisol endógeno

  3. Doutor, fiz o exame de cortisol apos uso de dexametasona por 48h, e deu 0,5, muito baixo, minha prolactina deu muito alto cerca de 500, tenho 35 anos, fui diagnosticado com tumor de hipofise, isso explica a prolactina alta, mas é o cortisol?

  4. Dr. engordei 30 quilos na gravidez em 2010 desde então venho fazendo dieta com nutricionista e tratamento para emagrecer mas mesmo tomando remédios caríssimos e antidepressivos o peso não cai pratico 1 hora de natação 3 vezes por semana tenho hipotireoidismo, hiperinsulinismo e alterações no cortisol teve um medico que passou hidrocortisona me senti super bem emagrecimento 6 quilos em 1 mês juntos com outros medicamentos mas não tive mas dinheiro para pagar a consulta o outro pelo plano de saúde tirou a hidrocortisona e desde então não emagrecimento nada em 3 meses não encontro médico que entre em concesso no tratamento desses 3 hormônios deficientes em meu corpo o que faço me ajude por favor!!!!!!

      1. Olá Dr Roberto, hidrocortizona seria o mesmo que corticóide?
        Estou com meu nível de cortisol muito próximo do mínimo e tenho medo de engordar com a hidrocortizona.
        Gratidão antecipada pela resposta e parabéns pela matéria!

  5. Olá Dr . bom dia!
    Tenho 40 anos. Ultimamente tenho apresentado picos de pressão e sempre à noite por volta das 19 horas. Geralmente meu coração acelera e chega às vezes a 109 bpm e com isso a pressão sobre para 14! Minhas maos ficam geladas assim como meus pés. Começo a sentir uma certa tontura e tenho que deitar rapidamente. As vezes passa sozinha depois de um certo relaxamento e outras vezes eu tenho que tomar uma pequena dose de Atenolol. Minha pressão sempre foi de 9 a 10/6 e sempre me sentia bem. Na parte da manha ela sempre fica controlada. Percebi esse descontrole depois de alguns eventos estressantes que me marcaram profundamente. Comecei a ter insônia e ficar super irritada do nada, sentia uma certa inquietação nas pernas mesmo deitada.
    Atualmente estou fazendo dieta super saudável e caminhando 5 vez na semana. Já perdi 15 kg e preciso perder mais 5 par voltar ao meu peso ideal .
    Esta semana recebi meus exames de sangue. Os resultados foram:
    Cortisol Salivar 07 horas : 0,52
    Cortisol Salivar 16 horas: 0,40
    Cortisol Salivar 23 horas: 0,25

    Testosterona Livre: 15,9
    Prolactina: 28,4

    Insulina:10,8
    Hemoglobina Glicada 5,1
    Glicose: 82
    Colesterol LDL:118

    DHEA: 266
    Estrona: 143
    Hormônio da Tireóide controlados!
    Vitaminas e minerais em ordem!

    Dr. Por esse resultado podemos , afirmar que a causa de picos de pressão pode ser em decorrência ao Cortisol?
    Detalhe: Nao bebo e não fumo. Meus exames cardiológicos deram ótimos!
    Desde já agradeço pela sua atenção.

    Att,
    Rose

    1. Rose , boa tarde.
      Eu sofri com este sintoma durante muitos anos , e sei o sofrimento que é , e ia ao cardiologista quando acontecia estes eventos de taquicardia e picos de pressão e não acusava nada de errado com meu coração , até que um outro cardiologista me diagnosticou como síndrome de pânico , chegava a ter de 3 a 4 eventos desses por dia, sempre de manhã por volta das 9:00 hr ou à noite por volta das 20:00 até as 22:00. Quando ele fechou o diagnóstico me recomendou 20 mg de Paroxetina por dia e foi como tirar com a mão depois de anos ( 22 anos) de sofrimento este medico me salvou. Tratasse de um deficiência de serotonina . Procure um médico se possível um endocrino pois tem a ver também com a supra renal ( equilíbrio da produçao entre Adrenalina x Cortisol ) eixo HPA ( hipotalamo-Pituitaria-Adrenal) . Síndrome Adrenal baixa de cortisona e produção alta de adrenalina. Fica aqui registrada a minha experiência pergunte a seu médico sobre esta minha experiência. Estou torcendo por você , para que se livre deste terrível inconveniente. Boa sorte , e que Deus lhe ilumine. Abraço .

  6. Dr. Só lembrando… nem todos os dias eu tenho esse pico de pressão. As vezes fico 2 a 3 meses com a pressão normal .
    Desde a semana passada tive 3 picos , já ontem não senti nada… mas percebi um pouco de irritabilidade em meus pés por volta das 19 h. Relaxei e depois de 30 min. passou!
    Agradeço de coração a sua atenção.
    Att,
    Rose

  7. Estou com setenta anos e sempre tive tendência a engordar. Tenho disfunção no metabolismo do colesterol.Se paro a medicação sobem as taxas absurdamente,mesmo com controle alimentar.Faço parte de um grupo que auxilia os gordinhos a emagrecerem.Estou proximo ao peso que eles dizem que devo pesar.Meu emagrecimento se estabilizou,e, não consigo avançar na eliminação da gordura restantante.Lendo seu artigo(maravilhoso!!!!!),a associação com a historia da dupla personalidade dos doutores da peça de theatro,entendi a dificuldade final para eliminar o restante do excesso de gordura que ainda tenho.Aí,agora me pergunto,tendo por base um folder que recebi na reunião de hoje,onde a palestra sobre emagrecimento falava que o mal-humor interfere na perda do peso,citou ràpidamente o cortisol,sem falar mais profundamente como isso acontece a nível de corpo.Quando a gente sobe na balança e emagrece ou engorda, a pergunta de sempre é esta:”O que que vc fez esta semana que te engordou?Na maioria das vezes apenas fizemos o que o programa de emagrecimento orienta fazer,e a resposta é negativa.. A”culpa” então é só nossa! Ninguém leva em consideração as variações do nosso metabolismo e dos nossos hormônios,principalmente pessoas como eu,com 70 anos,cuja funçao hormonal já foi para os píncaros do inferno!Mas agora,por causa do seu artigo entendi tudo!Obrigada.Que Deus te abençoe.

  8. Estou com setenta anos e sempre tive tendência a engordar. Tenho disfunção no metabolismo do colesterol.Se paro a medicação sobem as taxas absurdamente,mesmo com controle alimentar.Faço parte de um grupo que auxilia os gordinhos a emagrecerem.Estou proximo ao peso que eles dizem que devo pesar.Meu emagrecimento se estabilizou,e, não consigo avançar na eliminação da gordura restantante.Lendo seu artigo(maravilhoso!!!!!),a associação com a historia da dupla personalidade dos doutores da peça de theatro,entendi a dificuldade final para eliminar o restante do excesso de gordura que ainda tenho.Aí,agora me pergunto,tendo por base um folder que recebi na reunião de hoje,onde a palestra sobre emagrecimento falava que o mal-humor interfere na perda do peso,citou ràpidamente o cortisol,sem falar mais profundamente como isso acontece a nível de corpo.Quando a gente sobe na balança e emagrece ou engorda, a pergunta de sempre é esta:”O que que vc fez esta semana que te engordou?Na maioria das vezes apenas fizemos o que o programa de emagrecimento orienta fazer,e a resposta é negativa.. A”culpa” então é só nossa! Ninguém leva em consideração as variações do nosso metabolismo e dos nossos hormônios,principalmente pessoas como eu,com 70 anos,cuja funçao hormonal já foi para os píncaros do inferno!Mas agora,por causa do seu artigo entendi tudo!Obrigada.Que Deus te abençoe.

  9. Uma grande dúvida, a hidrocortisona bioidentica via oral no tratamento da sindrome de addison, engorda mais que a prednisona? ????

  10. Bom dia! Tenho hipotireodismo a 15 anos, descobertos em minha gravidez, sempre foi controlada por medicamentos, mas percebi algo super estranho novamente um aumento de peso descontrolado e pelos aparecendo em meu rosto, ao fazer exames de rotina descobri que meu cortisol estava super alto( fiz exame de sangue) e laboratorio pediu para eu que repetisse 3 vezes. a medica disse que estou com hirsutismo. ESTOU DESESPERADA COM TUDO QUE ESTOU LENDO SOBRE TUDO ISSO. Tem cura ou vou engordar até explodir? nao a dieta que ma faça perder 1 kg

  11. Boa tarde Dr,
    Muito esclarecedor seu site!
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos com a sociedade!
    Uma duvida, o teste de cortisol salivar só pode ser feito em laboratório? Farmácia não?

  12. Ótimo blog, achei bastante informativo e didático. Tenho lido muito sobre fadiga adrenal e encontrei aqui informações valiosas. Obrigada por compartilhar Dr. Roberto. Neste post diz: “O cortisol interage direta ou indiretamente com o neuropeptídeo Y (NPY), estimulando o apetite”. Minha pergunta é: a administração da hidrocortisona base bioidentica via oral no tratamento de fadiga adrenal e mitocondrial, em pessoas com o cortisol alto (7h – 0,85ug/dl e 23h – 0,34ug/dl), pode engordar? Comecei o tratamento a duas semanas, mudei radicalmente minha dieta e comecei os exercícios na academia (apresento um quadro de sarcopenia e preciso ganhar 7kg de massa magra), estou seguindo rigorosamente o tratamento. Cortei glúten, açúcar, carboidratos, leite e derivados, óleos vegetais, enfim, entrei de cabeça na dieta funcional. Mesmo com exercícios, dieta e reposição com hormônios bioidênticos, é normal engordar? Obrigada e grande abraço, Dr. Roberto.

  13. Olá,quero baixar meu cortisol pela noite pois tenho insônia, já faço dieta cetogênica e as vezes low carb e jejum intermitente 2 vezes por semana está surgindo muitos efeitos positivos mais sinto ainda stress a noite e ainda sinto insônia, minha pergunta;
    Qual a melhor maneira de reduzir o cortisol a noite?

  14. OLÁ! dR. Conheçõ um jovem que tem 18 anos ele aplicou o gh por influencias de amigos pra ficar bombado. Agora ele se arrependeu e sente muitas dores no local que foi feita a aplicação do GH. O que o Dr. aconselharia nesse caso? desde já agradeço

    1. Aconselho ele procurar um médico mas não acho que tenha sido GH pois a aplicação é subcutânea e além disso este hormônio não é tão anabólico a ponto de deixar alguém “bombado”. Imagino ter sido um esteróide com aplicação intra muscular profunda

  15. Olá Doutor!
    Eu Fiz o Exame de Cortisol 8hrs depois de Tomar o Dexametasona, e o Resultado foi de 0,70. Imagino que esteja Baixo Certo!?
    Quando pequena Tive Problema com Hormônio, Pois com 6 Anos tive Puberdade Precoce, Fiz o Tratamento de uma Vez ao mês tomando Injeção, até os 9 anos, passei a Tomar outro Medicamento de Três em Três Meses, até os 11 Anos, Onde o Tratamento foi encerrado. A Puberdade Precoce tem alguma coisa que pode ter Causado o Cortisol Baixo?
    Desde Já Agradeço!

    1. O cortisol baixo no exame foi por causa que tomou a dexametasona, abaixar o cortisol era o esperado do teste. Possivelmente estava elevado seu cortisol e o endocrino fez este teste com dexa a noite

  16. Ola Dr….eu tenho lúpus e fazia uso de prednisona…oj nao tomo mais, mais mesmo assim com uma dieta totalmente equilibrada não consigo emagrecer de jeito nenhum…seria por causa do excesso de corticoides? Há algo que eu posso tomar para ”desintoxicar” ?

  17. Dr, ótima explanação do assunto. Fiz exame de cortisol matinal no sangue e deu 0.68 (bem baixo não é). Tenho muitos problemas de insônia e as doenças quando chegam em mim já não querem sair. Já fui internada duas vezes nesses quatro meses. Tenho 20 anos de idade e sofro de fadiga extrema! Tem cara mais de fadiga adrenal ou Addisson? Ps: n fiz o exame com nenhum medicamento que o faria baixar ou subir em nível. Espero sua resposta, atencionamente.

  18. Bom dia dr. Tenho o tecido do colo uterino extremamente flácido. Observei que tenho absolutamente todos os sintomas do cortisol alto e a algumas semanas venho.pesquisando a respeito (tenho consulta marcada com endócrino) e me veio uma duvida qur gostaria de receber sua ajuda se for possível. Ha alguma relação entre a IIc incompetência istmo cervical e o cortisol alto? (Visto que ele atua sobre a musculatura) todos os medicos que me examinaram foram unanimes em duzer que o tecido do meu utero é tão mole que se rasga como passar dedo em manteiga. Por conta da iic passei por dez partos prematuros no sexto mês mesmo com cerclagem (fiz ate a mais sofisticada , definitiva e.mesmo assim o tecido do colo uterino cedeu). É so uma pesquisa pois nao tento mais gerar.adotei um bb e sou mãe afinal!

  19. Parabens doutor, adoro acompanha lo, muitas informacoes valiosas. Dr, estou fazendo uso de hidrocortisona para tratamento de fadiga adrenal, percebo minhas pernas bastante inchadas e estou com muita dificuldade de perder peso, mesmo com dieta e muitos exercícios. Seria efeito da hidrocortisona? Tomo 20mg pela manha e mais 10 antes do almoço. Muito obrigada.

  20. meu filho tem 7 anos e tem muitas alergias. De uns anos pra cá engordou bastante e mesmo fazendo atividade fisica não emagrece. Os remédios que tomou contra as alergias podem ter feito com que ele engordassem? Usou mta pomada com corticoide. Fiz teste alérgico, mudei os produtos de limpeza, higiene, alimentação e hoje não tem mais apresentado alergias. Suspeito que tenha uma influência dos medicamentos que usou… Neste caso, o que fazer para desintoxicá-lo? Os médicos tradicionais que levei dizem que o problema é alimentação, bla-bla-bla… disseram que não preciso me preocupar…

    1. O uso cronico de corticóides de alta potência pode favorecer ganho de gordura abdominal sim mas a obesidade infantil é principalmente causada por “lixo” alimentar muitas vezes travestidos de saudáveis como cereais integrais e suco sem adição de açúcar por exemplo. Para desintoxicar basta passar a comer comida de verdade.

  21. Prezado Dr Roberto,
    Antes de mais nada agradeço por tantas informações relevantes à nossa saúde.

    Meu cortisol matinal é baixo (5,9), mas dentro dos valores de referência. Gostaria de saber se o fato de tomar ZMA antes de dormir, além de chá verde e vitamina C pela manhã podem estar influenciando negativamente na liberação do cortisol.

    Desde já, muito obrigado.

  22. Boa tarde.

    A combinação de Rhodiola + B5 são bons para aumentar o cortisol pela manhã ?

    Magnésio + Ashwaghanda para diminuir na parte da tarde ?

    Está correto ?

    Obrigado

  23. Bom dia , gostei muito de seu post , gostaria de fazer alguns exames para ver as dosagens de lpl, cortisol, CPT 1, e o HDL, pois tenho muita​ dificuldade de perder gordura e muita facilidade para armazenar a mesma, faço muitas atividades físicas e corrida e uma dieta bem restrita tipo bicho e planta nada industrializado, poucos carboidratos​ e mesmo assim não perco nem um grama no mês, mas se comer uma refeição com arroz, feijão, batata tenho um ganho de até 1900gr em um dia, tenho 44anos e faço dieta deste os 17 anos e nunca consegui chegar ao meu peso ideal. Me ajuda por favor

  24. Dr Roberto, meu cortisol matinal deu 32,9 e o salivar da noite deu 3,0. Após dexametasona o matinal baixou para 4,9 e após 48 horas de dexametasona baixou para 3,00…essas baixas estão insuficientes?…ACTH deu 18,6 e urinário de 24 horas deu 71,3…considerados normais?

  25. U-A-U
    Primeiro artigo que li no blog, e apaixonei. Parabéns pelo conteúdo, didática , e achei encantador o fato do Dr. responder dentro do permitido, as duvidas e questoes dos leitores.
    Infelizmente este assunto é simplesmente ignorado nos consultórios, principalmente da rede publica. Estou com varios dos sintomas, e como “leiga” porém estudiosa, percebo que há um desequilibrio hormonal ha algum tempo, indicando problemas com insulina e cortisol.

    PARABENS MESMO! Que Deus lhe conceda muitos anos de vida e saude, para realizar seus desejos e continuar ajudando tanto o proximo.

  26. Bom dia…eu to tomando corticoides..e remedio de verme todos dias por causa de uma infestaçao de oxiuros q subio pra cabeça..sendo q os medicamentos n fazem.efeito
    Entao gostaria de saber se eu fizer a dieta cetogenica vai ajudar os vermes a morrerem ou n..
    Pq quero cortar o acucar…mas tomando o corticoides n vou conseguir?

  27. Bom dia, Dr!
    Estou com meu nível de cortisol alto (26 ug/dl – estresse grau 1, segundo minha médica) e hipotireoidismo. Para o tratamento, ela me receitou hidrocortisona base 10mg, 2x ao dia.
    Pergunto: qual a função desse medicamento no organismo?

  28. Olá Dr Roberto excelente seu post , muito obrigada por nos ajudar!
    Minha dúvida é meu cortisol da sempre 7 um acima da referência tenho todos os sintomas de cortisol baixo , fadiga estrema de não poder andar um quarteirão , uso somente o T3 por conta do cortisol baixo meu organismo não suporta o T4 , fiz exames de saliva e os dois deram baixos , só que quando tomo a hidrocortisona mesmo em baixas dose de 5mg , me sinto pior mais cansada e depois de um tempo tenho dores abdominais intestino solto , foi pior quando tomei doses maiores fui até 30mg e não suportei tbm a minha aldosterona está próximo do valor inferior da referência será que por falta dela posso não suportar a hidro ortisona , não encontrei um médico que conseguisse me ajudar nessa parte, estou desanimada perdi o serviço não consigo sair de casa pelo cansaço , se puder me responder serei eternamente grata.

  29. Excelente post!

    Doutor, chegou meu exames salivares de cortisol e estou esperando o de DHEA salivar. Porém o mesmo veio desta forma:

    08 horas: 0,280 ug/dL na conversão ficou 7,72 nmol/L (Ref. Desejada 13,1 a 23,5 nmol/L)
    16 horas: 0,240 ug/dL na conversão ficou 6,62 nmol/L (Ref. Desejada 3 a 8 nmol/L)
    23 horas: 0,054 ug/dL na conversão ficou 1,49 nmol/L (Ref. Desejada 1 a 2,9 nmol/L)

    Pela curva do cortisol, o da tarde e noite está correto, mas o da manhã que está baixo, talvez seja por isso que acordo meio lento e preciso tomar um copão de café e fazer exercícios para ficar em alerta rsrs… minha dúvida é, será que consigo melhorar este cortisol matinal apenas tomando vitamina C, sal integral e ashwagandha?

    Obrigado

  30. Parabéns doutor, excelente post, me tire uma dúvida, meu cortisol de sangue deu 9, está dentro dos limites, porém, na parte inferior, cortisol salivar deu baixo os 4 da saliva, bem abaixo, minha testosterona tb baixa. O médico me receitou hidrocortisona base 5 mg + T3 2 mcg 2 x dia, e um manipulado com varias coisas p aumentar o minha testo naturalmente, minha dúvida é qto tempo essa reposição começa a surtir efeito??? É o t3 não joga meu cortisol p baixo???
    Obrigado.

  31. so Completando, meu cortisol das 7 deu 0,120, o das 12h inferior a 0,054 o da 18h deu 0,070 e das 22 h inferior a 0,054.
    Obrigado.

  32. Doutor tomo Olanzapina 10mg ao dia pela noite. Estive pesquisando no pubmed e descobri que ele pode alterar o cortisol (diminuindo).

    Estou fazendo uma dieta low carb no momento pois a dieta convencional me deixa sem disposição e depressivo além da falta de energia como se faltasse serotonina/dopamina para realizar as tarefas diárias.

    O único efeito colateral da low carb é que ás vezes não consigo dormir no meu horário habitual, sempre um pouco mais tarde e ás vezes acordo antes do período habitual, no geral a minha doença está curada na low carb.

    Devo pedir ao meu médico exames de testosterona, prolactina, cortisol, T3, T4 Livre entre outros, para verificar porque a dieta com carbos me causam aqueles problemas?

    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe agora

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidAs

Dr. Roberto Franco do Amaral – Especialista em Medicina Laboratorial CRM 111310

Posts recentes

Siga